Comprar com proprietário ou com a construtora? O que é melhor?

Quando pensamos em sair do aluguel e conquistar a casa própria, existem duas opções para adquirir o imóvel: comprar com proprietário ou com a construtora.

No entanto, existem dúvidas sobre esses dois modelos: o que é melhor? Quais trazem mais vantagens? Qual é o método de compra mais comum?

Para fazer uma boa compra e ter tranquilidade, é preciso conhecer os dois lados e conseguir identificar os benefícios e desvantagens de cada um deles.

Pensando nisso, criamos um artigo sobre o tema.

Continue a leitura.

Por que algumas pessoas consideram comprar com proprietário?

Comprar com proprietário ou com a construtora? O que é melhor?

É comum que as pessoas acreditem que comprar um imóvel diretamente com o proprietário pode ser mais vantajoso.

Isso acontece porque, existe a sensação de que:

  • há maior flexibilidade na negociação;
  • possível economia em comissões de corretagem;
  • menos burocracia;
  • aumento de oportunidades de negócio.

No entanto, quando avaliamos na prática, não é bem assim. 

A construtora e o corretor de imóveis, avaliando a compra de imóveis novos e na planta, são responsáveis por garantir uma série de detalhes que irão ajudar o comprador a fazer um bom investimento.

Por exemplo, é papel dessas instituições certificar de que o imóvel está em boas condições.

Além disso, corretores e construtoras de imóveis precisam certificar de que:

  • a documentação do imóvel está em dia, sem problemas;
  • o imóvel está em boas condições estruturais, não representando assim nenhum tipo de risco para os moradores;
  • existência ou não de dívidas antigas;
  • necessidade de manutenções.

A compra de imóveis com corretores ajudará, ainda, a reduzir:

  • a possibilidade de gastos adicionais, provenientes dos trâmites de documentação;
  • a possibilidade de uma avaliação acima do mercado, evitando que o comprador pague muito mais pelo bem do que seu real valor de mercado;
  • a possibilidade de golpes, uma vez que infelizmente eles acontecem com pessoas vendendo imóveis que já foram vendidos;
  • uma compra sem contrato de compra e venda.

E, claro, uma compra diretamente com o proprietário limita consideravelmente as opções de financiamento, fazendo com que muitas vezes o comprador tenha que dispor de um valor muito mais alto para dar início ao financiamento e à compra do bem.

Por que, na maior parte das vezes, é melhor comprar direto com a construtora?

Você já deve ter observado que, historicamente, o número de compradores diretamente com a construtora é maior do que o número de pessoas que compram com os proprietários.

Isso porque, nessa dinâmica, além das facilidades e possibilidades no financiamento, também há a possibilidade de facilitar a compra e oferecer condições especiais para os compradores.

Menos burocracia

Por ter conhecimento e prática de todo o processo de compra e venda, a compra diretamente com construtoras pode ser muito mais simples e tranquila.

Os corretores de imóveis irão guiar o comprador em todo o processo, apresentando o passo a passo para o financiamento imobiliário e esclarecendo todos os detalhes de compra, evitando possíveis surpresas.

Possibilidades diferenciadas de pagamento

Uma outra vantagem da compra com construtoras é a possibilidade de flexibilidade e condições especiais de pagamento.

Além da possibilidade de participar de programas habitacionais, como o Casa Verde e Amarela, é possível conseguir descontos no valor da entrada, na documentação do imóvel e até na taxa de registro.

Infraestrutura moderna e instalações novas

Quando pensamos na compra diretamente com a construtora de apartamentos novos e na planta, a infraestrutura certamente é moderna e possui novas instalações.

Isso permite que o comprador evite ter problemas com sistemas elétricos e hidráulicos futuramente.

Um outro benefício são os acabamentos: muitas vezes mais modernos, permitem que os compradores consigam casas com decorações e estruturas diferenciadas, bonitas e duradouras.

Garantia de qualidade e tranquilidade

Como dito anteriormente, é papel da construtora imobiliária e do corretor de imóveis garantir a qualidade do empreendimento que está sendo comercializado, seja ele usado, novo ou na planta.

Isso, sem dúvidas, traz tranquilidade e segurança para os novos moradores.

Como comprar um imóvel com a construtora?

Comprar com proprietário ou com a construtora? O que é melhor?

Se você está considerando sair do aluguel e decidiu comprar um imóvel diretamente com a construtora, confira as seguintes dicas:

Pesquise sobre a reputação da construtora

O primeiro passo é pesquisar sobre a reputação da construtora. Nesse momento, pesquise na internet e veja se existem comentários negativos a respeito do negócio.

Busque por opiniões de clientes e veja se há reclamações.

Isso te ajudará a encontrar uma construtora de confiança.

Veja outros empreendimentos da construtora

Um outro detalhe importante que irá te ajudar a encontrar uma construtora é pesquisar sobre outros empreendimentos e, se possível, visitá-los.

Isso te ajudará a entender como são os empreendimentos e o que esperar daqueles que ainda estão na planta.

Entenda quais são as opções de pagamento

Por fim, converse com o corretor de imóveis e descubra quais são as opções de pagamento, e se a construtora oferece opções diferenciadas para os compradores e quais são as vantagens de cada construtora.

Comprar com proprietário ou com a construtora é uma dúvida, mas sabemos que a construtora pode trazer muitos benefícios, além da tranquilidade de uma compra assegurada por profissionais especializados em imóveis e no controle de qualidade.

Quer saber mais sobre financiamento imobiliário? Confira nosso artigo Como usar o FGTS inativo para comprar apartamento?