As melhores regiões de BH para morar

Sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria é um dos objetivos mais comuns entre os brasileiros — além de um dos mais importantes, uma vez que trata-se da construção de um patrimônio e da conquista de segurança e tranquilidade para toda a família.

Encontrar as melhores regiões de BH para morar é um desafio: como localizar aquele local que garanta qualidade de vida, segurança, conforto e, principalmente, bons preços?

Para te ajudar com isso, decidimos criar esse conteúdo: vamos explicar o que precisa ser avaliado, quais são as melhores regiões e mostrar como a região metropolitana de BH pode ser uma boa alternativa.

Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura!

Como escolher um bairro para morar?

Na hora de escolher um bairro para morar, é preciso considerar diversos detalhes:

  • a localização e acessibilidade;
  • comércio;
  • custo de vida;
  • segurança e vizinhança.

1. Localização e acessibilidade

A localização e a acessibilidade são um dos pontos mais importantes na hora de escolher um bairro para morar.

Aqui, você precisa avaliar quais são as suas necessidades diárias de locomoção, como ir ao trabalho ou para a escola dos filhos, e descobrir se existem opções de transporte suficientes para conseguir manter a rotina sem prejudicar o dia a dia da família.

2. Comércio da região

Um outro detalhe importantíssimo que irá refletir na qualidade de vida e praticidade da família é o comércio da região.

A melhor forma de encontrar uma boa região para morar é identificar se ela oferece tudo que você precisa para ter uma rotina mais eficiente: bons supermercados, opções em hortifruti, escolas, farmácias, postos de gasolina, opções de lazer, academias, postos de saúde, etc.

Tudo isso permitirá que você tenha uma vida confortável e prática na região, sem a necessidade de ir para outros locais para conseguir realizar atividades do dia a dia.

3. Custo de vida

O custo de vida também precisa ser considerado. É natural que alguns bairros e regiões sejam mais caras que outras.

Por isso, é preciso visitar o bairro, conversar com as pessoas, fazer algumas pesquisas e descobrir se o custo de vida daquela região está próximo da sua realidade, se é mais barato ou se é mais caro do que o esperado.

4. Segurança e vizinhança

A segurança e a vizinhança também precisam ser analisadas com muito cuidado e atenção antes de escolher um lugar para realizar esse investimento tão alto.

Por isso, é interessante que você busque por bairros e regiões mais seguras, e analise a vizinhança.

Visite os bairros em diferentes horários do dia, em diferentes dias da semana, e veja como as coisas funcionam por ali: se é muito movimentado, barulho, se existem muitas residências com câmeras de segurança, etc.

Considere a região metropolitana como uma alternativa

Considere a região metropolitana como uma alternativa

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a região metropolitana é uma das melhores regiões de BH para morar.

Com desenvolvimento constante e uma excelente infraestrutura, as cidades da região metropolitana também contam com ótimas opções de transporte, que tornam os percursos entre casa e trabalho, mesmo que em Belo Horizonte, muito mais rápidos e seguros.

Os benefícios de morar na região metropolitana

Para desmistificar a ideia de investir em um imóvel na região metropolitana, vamos entender os benefícios de morar nessas regiões:

  • estão em constante crescimento;
  • excelentes opções de transporte;
  • comércio excelente;
  • ótimas opções de lazer para toda a família;
  • escolas e postos de saúde;
  • custo de vida menor do que na capital.

1. Estão em constante crescimento

Um dos benefícios mais marcantes de morar na região metropolitana é o constante crescimento da região.

Muitas pessoas acreditam que esses bairros e cidades comumente são menos desenvolvidos, mas isso não é verdade: com o aumento da migração de cidadãos para essas regiões, elas estão em constante desenvolvimento, além de receberem muitos investimentos para expandir e conseguirem, realmente, se tornarem grandes centros.

Uma região em desenvolvimento é, muitas vezes, mais barata, e isso permite que cada vez mais empresas estabeleçam uma estrutura na região, o que fomenta o mercado e auxilia a expandir ainda mais a cidade.

2. Excelentes opções de transporte

Ter boas condições de transporte público é fundamental para conseguir ter uma rotina mais eficiente, e nesse caso a região metropolitana de BH não deixa a desejar. 

Com a implantação da Linha Verde, o transporte entre as cidades da região metropolitana até Belo Horizonte ficou muito mais fácil, rápido e eficiente.

3. Comércio excelente

Como explicado anteriormente, o crescimento constante das cidades da região metropolitana reflete nas opções de comércio existentes.

Hoje, felizmente, existem diversas opções de lojas e empreendimentos dos mais diversos segmentos do mercado disponíveis nas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, e esses números tendem a crescer.

O comércio da região aquecido traz vários benefícios:

  • mais opções de consumo no dia a dia;
  • a possibilidade de maiores investimentos na região;
  • aumenta-se o número de lojistas e empreendedores;
  • aumenta-se o número de oportunidades de trabalho.

4. Opções de lazer para toda a família

O lazer e o bem estar da família devem ser considerados, e a região metropolitana não deixa a desejar nesse sentido.

É comum que essas cidades tenham opções diversas para todos, desde parques e praças, até teatros ou facilidade para chegar a shoppings centers e cinemas.

Além disso, destaca-se a qualidade de vida: por serem regiões menos movimentadas, se compararmos com as grandes capitais, percebemos que é possível ter acesso a toda a infraestrutura necessária para ter um bom dia a dia, sem a poluição visual, auditiva e olfativa dos grandes centros.

5. Escolas e postos de saúde

O aumento da população também significa o aumento do investimento em serviços essenciais, como escolas e postos de saúde.

As cidades da região metropolitana oferecem toda a estrutura necessária para que as famílias consigam ter acesso à educação e saúde diariamente, com mais praticidade e eficiência.

6. Menor custo de vida

Por fim, por serem regiões que estão começando a se desenvolver, é comum que o custo de vida das cidades da região metropolitana seja menor do que o da capital, o que torna esses locais ainda mais atrativos, tanto para moradores quanto para empresários que querem expandir seus negócios.

Conheça o Residencial Arnaldo Patrus

O Residencial Arnaldo Patrus, um lançamento da Construtora Renault Diniz, está localizado em Vespasiano, na Linha Verde, em frente à Cidade Administrativa.

O empreendimento está próximo do Shopping Estação, a aproximadamente 4 minutos, o que garante ainda mais opções e praticidade para os moradores.

Em sua ficha técnica, o Residencial Arnaldo Patrus possui:

  • apartamentos de 2 quartos;
  • varanda gourmet;
  • maior cozinha da categoria;
  • apartamentos com cobertura;
  • apartamentos com área privativa;
  • 1 ou 2 vagas de garagem cobertas;
  • espaço churrasqueira;
  • espaço pizzaiolo; e muito mais.

Além disso, o Residencial Arnaldo Patrus conta com os seguintes benefícios:

  • próximo ao Shopping Estação;
  • a 4 minutos das avenidas Cristiano Machado e Pedro I;
  • ITBI e taxa de registro grátis

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Residencial Arnaldo Patrus.