Comprar apartamento na pandemia: quais cuidados são necessários?

Comprar apartamento na pandemia: quais cuidados são necessários?

A pandemia do novo coronavírus pegou todos de surpresa, e fez com que muitas pessoas adiassem a realização de sonhos, incluindo o da casa própria.

No entanto, com a mudança do mercado e as novas demandas, muitas condições de financiamento ficaram mais interessantes, e o momento que parecia tão complexo para a realização desses sonhos, se tornou uma possibilidade: os juros estão mais baixos, e o mercado está aquecido.

Mas, para comprar apartamento na pandemia é necessário ter alguns cuidados. 

Apesar das taxas de juros menores e mais acessíveis, é preciso avaliar alguns quesitos para realmente fazer um bom investimento e conquistar a tão sonhada casa própria.

Avalie as opções de financiamento

Hoje existem diversas opções de financiamento imobiliário disponíveis. Muitos bancos oferecem o financiamento habitacional e, muitas vezes, os valores são atrativos.

No entanto, é fundamental que você realize várias simulações e tenha o respaldo de um profissional para encontrar as opções mais interessantes para a sua realidade.

Aproveite que as taxas de juros estão ainda mais baixas e considere. A Caixa Econômica Federal oferece, atualmente, novas condições para o financiamento habitacional, se tornando hoje uma referência e, muitas vezes a melhor opção.

Avalie os imóveis com calma

Antes de investir em um imóvel, é necessário avaliá-lo com calma, para se certificar de que você está fazendo um bom negócio.

Nessa análise, você precisa considerar:

  • a localização do imóvel;
  • o tamanho do imóvel e se ele atende suas necessidades;
  • se existem lojas de conveniência, supermercados e farmácias na região;
  • facilidade de transporte;
  • acabamento do imóvel;
  • áreas de lazer;
  • segurança da região; etc.

Tudo isso irá te ajudar a identificar se os imóveis serão capazes de oferecer tudo aquilo que você precisa, além do conforto e segurança para sua família.

Não se deixe levar pela emoção

Não se deixe levar pela emoção

Apesar dos juros estarem ainda mais baixos para financiamento habitacional, é preciso manter a mente no lugar e não tomar nenhuma decisão na emoção.

Não deixe de avaliar todos os detalhes de forma estratégica: confira o histórico da construtora, veja quais são os outros empreendimentos entregues por ela, confira a qualidade do imóvel, os preços, a localização e, principalmente, veja se mesmo com as reduções dos juros ele ainda cabe no seu bolso.

Não se esqueça de organizar suas finanças

Quando pensamos em juros mais baixos, é comum crescer ainda mais a vontade e determinação para conquistar a casa própria.

No entanto, mesmo com essa vantagem, é necessário que você esteja com as finanças bem organizadas para conseguir realizar o sonho da casa própria sem prejudicar a sua vida financeira.

Pensando nisso, é fundamental que você se organize para que o sonho não vire um pesadelo. Considere separar suas finanças em gastos fixos e variáveis avaliar quanto você gasta em cada uma dessas áreas e descobrir como encaixar, dentre seus gastos fixos, o valor da prestação do apartamento. 

Lembre-se também que a prestação é uma das partes a serem pagas. A documentação também precisa ser considerada na conta.

Comprar apartamento na pandemia pode ser uma ótima oportunidade para quem quer sair do aluguel. As novas condições de financiamento da Caixa Econômica Federal estão ainda mais atrativas, permitindo que mais famílias conquistem a casa própria.Está pensando em adquirir um imóvel em BH e região metropolitana? Confira nosso artigo sobre comprar apartamento em Vespasiano: qual a melhor opção?

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você