Afinal, é melhor investir em uma casa ou apartamento?

Fazer uma aquisição no mercado imobiliário é sempre uma vitória na vida de qualquer pessoa, pois isso representa não apenas mais segurança financeira, mas também estabilidade e tranquilidade por anos. No entanto, uma dúvida muito comum é: afinal, é melhor investir em uma casa ou apartamento?

As duas alternativas são excelentes e possuem diversas vantagens incríveis, mas cada uma delas pode atender melhor às necessidades, expectativas e demandas de determinados perfis de morador. Quer descobrir qual é a melhor para você? Então não deixe de conferir o conteúdo que preparamos a seguir!

Vantagens de investir em uma casa

Maior área individual

Uma das vantagens que leva alguns compradores em potencial a optar pela casa é que, em linhas gerais, ela possui uma área privativa maior. Embora para muitas pessoas isso seja sinônimo de mais trabalho com limpeza e manutenção, existem aqueles moradores que não abrem mão de um quintal ou um espaço externo exclusivo.

Entretanto, é preciso considerar que boa parte dos prédios e condomínios modernos conta com excelentes ambientes comuns, com facilidades que atendem aos mais variados tipos de perfil como playgrounds, salas de ginástica, varandas gourmet, áreas verdes, piscinas, saunas etc.

Mais privacidade

Outro ponto decisivo na escolha entre investir em uma casa ou apartamento é a privacidade. Nesse ponto as casas saem na frente, pois elas não possuem vizinhos no andar de cima ou de baixo e, muitas vezes, também oferecem uma distância maior para as unidades que ficam logo ao lado.

Esse é um ponto importante, especialmente para quem não suporta nenhum tipo de barulho ou que não deseja cruzar com outras pessoas ou visitantes no corredor e no hall de entrada.

Vantagens de investir em um apartamento

Plantas funcionais

As plantas modernas são, definitivamente, uma das grandes vantagens de escolher morar em um apartamento. Elas são altamente funcionais e estão de acordo com o estilo de vida moderno e dinâmico, que não tolera desperdícios e prevê o aproveitamento de cada espaço disponível na unidade.

Cada vez mais podemos ver móveis projetados, utilização de iluminação natural e cômodos mais práticos, como lavabos e cozinhas americanas. É interessante perceber também que os apartamentos costumam estar mais bem alinhados com os equipamentos atuais, dispondo de mais pontos de tomada e quadro de energia com maior capacidade.

Segurança

A segurança também é um fator preponderante na hora de decidir se é melhor investir em uma casa ou apartamento. Nesse quesito, a vantagens dos prédios é indiscutível. Além de contar com a presença de outros moradores próximos que podem perceber qualquer movimentação estranha, ainda há todo um aparato voltado para o tema.

Nas portarias, por exemplo, é possível contar com profissionais treinados para monitorar, permitir e barrar a entrada de pessoas estranhas, de acordo com a autorização dos habitantes. Câmeras de monitoramento também são bastante comuns e, quando colocadas em pontos estratégicos, ajudam a reduzir consideravelmente o risco de delitos.

E agora, decidiu se é melhor investir em uma casa ou apartamento? Gostou desse conteúdo? Então confira também 5 coisas para levar em consideração na hora de escolher o bairro ideal para sua família!