5 problemas que você pode enfrentar ao comprar um imóvel usado

A grande oferta de novos empreendimentos, como apartamentos e conjuntos residenciais, movimentou o mercado imobiliário nos últimos anos. No entanto, uma pesquisa divulgada pelo Sindicato da Habitação em 2017 revelou que muitos compradores ainda preferem imóveis usados.

Comprar um imóvel usado pode ser uma boa oportunidade de ser mais seletivo com relação à tamanho, localização e valor da nova residência. Porém, nem sempre essa escolha é acertada. Existem algumas desvantagens que devem ser consideradas antes de fechar o negócio, especialmente quando o imóvel tem vários anos de construção ou já passou por muitos proprietários.

Por isso, se você pretende investir em uma casa ou apartamento que já tenha algum tempo de uso, confira alguns problemas comuns que você pode enfrentar ao comprar um imóvel usado:

1. Necessidade de manutenção ou reforma

Um dos primeiros aspectos que os compradores analisam ao visitar um imóvel usado é o seu estado de conservação. Afinal, é necessário descobrir se será necessário investir em reformas, consertos ou manutenções na parte elétrica, hidráulica ou nos acabamentos. O problema é que nem sempre esses defeitos são visíveis ou aparecem na vistoria do imóvel.

Alguns problemas podem aparecer apenas após a assinatura do contrato ou a mudança, e além de representar um gasto inesperado, eles também atrapalham a rotina e tiram a paz dos novos moradores. Pessoas que já realizaram uma reforma puderam comprovar na prática o inconveniente de morar em um local que está passando por intervenções, não é mesmo?

2. Projetos antigos e ultrapassados

Ao contrário dos novos empreendimentos, que são planejados para atender às necessidades das famílias modernas, os imóveis antigos normalmente têm projetos ultrapassados, com pouco aproveitamento do espaço e design obsoleto.

Apartamentos em prédios antigos, por exemplo, não contam com terraço ou vaga de garagem (características desejadas por boa parte dos compradores), e uma parte do espaço é comprometida com quarto e banheiro de empregada, que não são mais utilizados atualmente.

3. Falta de áreas de lazer

Para muitas pessoas interessadas em comprar um imóvel usado a ausência de uma área de lazer pode comprometer o negócio. Afinal, a aparente falta de espaço em apartamentos pequenos pode ser compensada com espaços de lazer dentro do condomínio, que incentivam a socialização e o convívio entre os vizinhos.

Salão de festas, churrasqueira, quadra de esportes e parque infantil, por exemplo, são espaços presentes nos novos projetos imobiliários, mas dificilmente são encontrados em prédios com muitos anos de construção.

4. Dificuldade para financiar

Existe uma grande diferença entre financiar um imóvel novo e um usado: enquanto o primeiro recebe diversos incentivos fiscais e menor burocracia para liberação do crédito, em imóveis que já foram habitados o processo costuma ser mais difícil.

O principal motivo para a dificuldade de financiar uma casa ou apartamento usado é a apresentação e análise da documentação exigida pelos bancos e agências. Dívidas, disputas entre herdeiros ou divergências entre os documentos podem atrasar e até barrar o financiamento.

5. Desvalorização do preço de revenda

Antes de comprar um imóvel usado é fundamental analisar a depreciação de seu valor com o passar dos anos. Enquanto imóveis novos tendem a se valorizar, os usados normalmente têm seu preço de revenda cada vez menor, devido à sua desvalorização natural. Nesse caso, será necessário investir mais capital para modernizar o imóvel ou arcar com o prejuízo na revenda, se for o caso.

Conhecer as desvantagens de comprar um imóvel usado pode poupar dinheiro e dor de cabeça para o futuro comprador. É essencial analisar o custo-benefício antes de tomar uma decisão, pois a aquisição representa um investimento alto para a maioria dos brasileiros. Com esses cuidados em mente é possível fazer um bom negócio e realizar o sonho de ter sua própria casa sem surpresas pelo caminho!

Quer aprender mais sobre o mercado imobiliário e continuar recebendo nossas dicas? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!