5 motivos para sair do aluguel e morar num imóvel próprio

A aquisição de um imóvel próprio ainda é um dos grandes sonhos da maior parte dos brasileiros, senão o principal. Todos almejam ter um lugar para chamar de seu e organizar de acordo com seus gostos e personalidade.

Infelizmente, o medo de arriscar diante de um cenário financeiro não tão animador tem levado muitas pessoas a se resignarem, pagando aluguel mês após mês. Muitos, inclusive, defendem que esta é a opção mais adequada.

Para derrubar mitos como este, vamos apresentar cinco motivos para você sair do aluguel e morar num imóvel próprio. Confira:

1. Investir em algo que é seu

O primeiro bom motivo para que você se esforce para comprar um imóvel próprio é, logicamente, deixar de pagar o aluguel. Quando você está pagando para morar em um local que não é seu, está direcionando seus recursos para algo que jamais trará retorno.

Com esse dinheiro, seria possível pagar as prestações de seu imóvel. E caso você precise, um dia, se mudar ou se desfazer do bem por qualquer motivo, será possível recuperar o valor investido, o que não ocorre em hipótese alguma no aluguel.

2. Personalizar o ambiente

Quando você mora em um lugar que é seu, não precisa dar satisfações a cada mudança que desejar fazer no local. Com exceção de raros casos de alterações estruturais em apartamentos que possam comprometer a segurança do local, você terá liberdade total para decorar e personalizar o ambiente como quiser.

Papéis de parede, quadros, pisos, lustres: você poderá deixar seu imóvel do jeitinho que sempre sonhou. Vale ressaltar que, ainda que receba autorização para fazer adaptações em um imóvel alugado, você terá que negociar com o proprietário quem será o responsável pelo pagamento das mudanças.

3. Contar com a valorização do imóvel

O mercado financeiro atrai muitos investidores, e isso não acontece à toa. Afinal, cada vez mais pessoas adquirem imóveis pensando na valorização.

Quando você opta por comprar um imóvel e sair do aluguel, passa a contar com sua rentabilidade, que pode trazer um grande retorno financeiro no futuro, já que o bem faz parte do seu patrimônio.

4. Resolver problemas sem burocracia

Se você mora — ou já morou — de aluguel, deve saber o quanto é difícil resolver problemas com a manutenção do imóvel. Fatores como vazamentos e infiltrações podem ter sua solução retardada pela necessidade de contato com o proprietário do imóvel ou mesmo a imobiliária.

Quando o imóvel é seu, a resolução dos problemas se torna mais ágil — ainda que, na prática, sua responsabilidade seja maior.

5. Encontrar facilidades no financiamento

Para quem está pensando em financiar um imóvel para sair do aluguel, a ampliação do teto do Minha Casa Minha Vida pode ser o empurrão que faltava.

No começo do ano, o governo federal aumentou para R$ 9 mil o teto da renda mensal permitida para que as famílias possam aderir ao programa habitacional, que oferece juros mais atrativos.

Outra vantagem é a possibilidade de utilizar os recursos das contas vinculadas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o que pode ser feito para completar o valor da entrada, pagar ou amortizar prestações. Para usar o FGTS é preciso cumprir os requisitos estabelecidos pelo governo.

Então, está mais motivado para sair do aluguel? Realmente, são grandes os benefícios em adquirir um imóvel próprio.