5 cuidados essenciais antes de fechar contrato com uma imobiliária

Se você está procurando por um imóvel para comprar, já deve ter percebido que essa não é uma tarefa tão fácil. Por isso, muitas pessoas optam por recorrer aos serviços de profissionais especializados para auxiliar no processo.  São tantas as opções existentes, contudo, que é preciso escolher com atenção.

Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos no post de hoje 5 cuidados essenciais antes de fechar contrato com uma imobiliária. Confira:

1. Reunir informações sobre a imobiliária

O primeiro cuidado que você deve tomar é buscar o maior número possível de informações sobre a empresa. Uma boa dica é usar a internet a seu favor: além de consultar o PROCON, visite sites de reclamações e confira os comentários nos perfis da imobiliária nas redes sociais, cujos conteúdos podem ser reveladores.

Conversar com antigos clientes também é uma estratégia interessante. Tente descobrir, por exemplo, se as pessoas gostaram do atendimento e recomendariam os serviços da imobiliária — ou se ocorreram imprevistos durante a relação com a empresa.

2. Conferir as certificações nos órgãos reguladores

Dentre o conjunto de informações que você deve obter, as certificações merecem um tópico à parte. É fundamental verificar se a empresa e seus profissionais estão registrados no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) antes de fechar contrato com uma imobiliária.

O CRECI é vinculado ao COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), responsável por normatizar e fiscalizar as atividades do setor em âmbito nacional. Portanto, você deve considerar como requisito básico que a imobiliária esteja devidamente credenciada.

3. Conhecer o suporte de marketing oferecido

As ferramentas de marketing da imobiliária são importantes tanto para quem está vendendo quanto para quem procura um imóvel para comprar.

Os canais de publicidade podem revelar muito sobre a qualidade dos serviços da empresa, além de serem instrumentos essenciais para ajudar você a escolher o seu imóvel. Por isso, não deixe de checar este ponto também.

4. Observar os imóveis disponibilizados

Uma forma eficaz de conferir a qualidade de uma imobiliária é observar os imóveis que estão sendo oferecidos. É normal que os proprietários das melhores unidades, que possuem maior valor de mercado, procurem uma empresa que tenha uma boa reputação para intermediar a negociação de seus bens.

Assim, caso você perceba que os imóveis ofertados são de qualidade duvidosa — ou notar a ausência dos lançamentos residenciais das principais construtoras —, fique alerta e pense com mais calma antes de fechar contrato com a imobiliária.

5. Avaliar atentamente o contrato

Como não poderia deixar de ser, um cuidado essencial antes de fechar contrato com uma imobiliária é avaliá-lo minuciosamente. Leia o documento avaliando o teor e os possíveis impactos de cada cláusula na negociação. Se você não se sentir seguro, recorra ao auxílio de um advogado especializado no setor imobiliário.

Já há algum tempo, as imobiliárias estão se esforçando para simplificar a redação dos contratos, evitando os termos exageradamente técnicos. Assim, é possível entender com maior clareza os termos acordados. Não tenha pressa em assinar antes de compreender plenamente o documento.

A compra de um imóvel próprio é a realização de um sonho. Vale a pena adotar todos os cuidados essenciais antes de fechar contrato com uma imobiliária, evitando problemas nesse momento tão importante.

Então, gostou do conteúdo? Não deixe de conferir também nosso post com quatro vantagens de comprar um imóvel com um corretor de imóveis!