5 coisas para levar em consideração ao escolher o bairro ideal para sua família

Não é só o tamanho de um apartamento e sua disposição interna que importam na hora de decidir por comprá-lo. Escolher o bairro ideal em que residir também é uma parte essencial entre os fatores para levar em consideração.

Vale a pena analisar diversos aspectos de sua rotina e demandas até encontrar o local que mais atende aos seus anseios. Veja aqui nossas dicas para saber como selecionar o bairro certo para você e sua família!

1. Estude bem a sua rotina

De nada adianta encontrar uma casa gigantesca, mas que seja completamente fora de mão para a sua rotina diária. É conveniente saber o que você faz e para onde vai na maioria dos dias.

A partir daí, faça um mapeamento de quais lugares seriam mais indicados para chegar ao trabalho ou levar os filhos para a escola e cursos, entre outras atividades. Conserve mais de uma opção para pensar a respeito. Em seguida, estude-as com mais prudência e atenção.

2. Saiba qual é o seu perfil

É muito importante se conhecer para selecionar bem qual será o bairro ideal para morar. Isso porque, dificilmente, uma pessoa caseira conseguirá se adaptar a um bairro com muitas festas, por exemplo.

Da mesma forma, alguém que gosta muito de sair de casa à noite teria que se deslocar por longo trajetos até chegar às áreas de maior movimentação noturna se optasse por um bairro mais parado.

É extremamente válido levar em conta o que você espera do local em que morará e o que vai trazer mais benefícios para o seu perfil e o de seus familiares.

3. Leve em consideração a segurança do bairro

É imperativo fazer um bom levantamento dos bairros mais e menos seguros dentre aqueles que o tem deixado em dúvida sobre morar ou não.

Ninguém quer se mudar para um local violento ou com baixa segurança. Pesquise os dados relativos ao índice de violência da região e fique mais atento às eventuais carências que possam fomentar assaltos, como a iluminação da rua e o policiamento.

Outro aspecto que torna um apartamento mais seguro é a existência de uma portaria 24h, com porteiros e câmeras de vigilância. Confira isso!

4. Pense na mobilidade urbana

Nem sempre será possível morar perto do epicentro, onde acontecem as principais atividades de seu cotidiano. Às vezes, seu cônjuge trabalha em um local, enquanto você segue para o lado oposto da cidade.

Deve-se dar preferência para aqueles bairros em que há maior facilidade para a mobilidade urbana. Escolher o bairro ideal também passa pelo adequado levantamento de soluções de locomoção.

Procure por apartamentos que tenham estações de metrô ou pontos de ônibus por perto e que favoreçam os fluxos de trânsito e circulação pelo local.

5. Não se esqueça das conveniências locais

Uma atitude que facilitará a vida na nova casa e o momento de escolher o bairro ideal é pesquisar aquelas regiões que lhe tragam a chance de ser mais autossuficiente. Ou seja, áreas que tenham supermercados, academias, comércios e outras facilidades por perto.

Desse jeito, sua vida se tornará muito mais cômoda, e você poderá utilizar seu tempo livre para atividades mais prazerosas e de lazer. Quem gosta de fazer uma verdadeira viagem para chegar até um supermercado? Evite este tipo de situação morando em um local que ofereça serviços mais contíguos!

Muitas coisas devem ser levadas em conta ao escolher o bairro ideal para você. Mas agora que já sabe como escolhê-lo, veja alguns motivos para comprar um apartamento em 2017!