4 perguntas que você deve fazer à construtora antes de comprar um imóvel

Os negócios no setor imobiliário envolvem questões bastante detalhadas e que podem gerar dúvidas, sobretudo em quem não tem muita experiência no ramo. Como as transações envolvem valores altos, qualquer erro pode ser fatal. Por isso, é preciso conhecer algumas perguntas que devem ser feitas à construtora antes de comprar um imóvel.

Com um pouco de cuidado e precaução, você pode sanar suas dúvidas e fazer um excelente negócio. Você se identifica com essa situação? Então confira o conteúdo a seguir e veja o que você deve perguntar!

1. A construtora possui outros empreendimentos?

A primeira das perguntas que você deve fazer à construtora antes de comprar um imóvel é se a empresa possui outros empreendimentos do gênero, afinal, uma das coisas mais importantes no mercado imobiliário é a credibilidade. Com essa resposta, você já pode ficar muito mais tranquilo para fechar o negócio.

Isso também demonstra que ela tem o know-how e a competência para fazer um projeto de boa qualidade, avalizando uma construção tranquila e que não vá trazer uma dor de cabeça para os compradores no futuro. Portanto, é muito importante procurar uma empresa com boa reputação no mercado.

2. Como é a infraestrutura da região?

Uma das principais perguntas que você deve fazer à construtora antes de comprar um imóvel é em relação à infraestrutura da região, afinal, esse é um fator que vai impactar consideravelmente a sua qualidade de vida e a da sua família. É preciso saber, entre outras coisas, se o local poderá atender às suas necessidades básicas, como água, energia e internet.

Indague também sobre a existência ou não de estabelecimentos comerciais importantes, sobretudo supermercados, padarias, restaurantes, bancos, lanchonetes, academias de ginástica, shoppings e escolas. Se o bairro for muito isolado, você pode ser obrigado a fazer tudo de carro, gastando tempo e dinheiro com combustível.

3. Quais são as possibilidades da planta?

Outro fator muito importante que você deve questionar à construtora antes de comprar um imóvel é a respeito das possibilidades que a planta da propriedade oferece. Esse é um item que não apenas valoriza a unidade e ajuda em uma futura revenda, mas também permite que você adapte a unidade para as necessidades da sua família.

Indague sobre a possibilidade ou a necessidade de remodelar ou redecorar os ambientes, de maneira que eles atendam melhor ao seu gosto. Veja se o empreendimento possui uma planta fechada e que não permita alterações, como a instalação de toldos, abertura de paredes ou a criação de uma cozinha americana.

4. Quais são as formas de pagamento?

Por fim, você deve questionar sobre as formas de pagamento, pois as construtoras costumam oferecer algumas opções bastante interessantes para os seus clientes em potencial. Existem, por exemplo, algumas modalidades diferentes para quitar o valor, como parcelamentos extensos e entradas menores.

Não deixe de perguntar também sobre eventuais abatimentos ou benefícios para quem puder fazer o pagamento à vista, caso você tenha um bom dinheiro guardado. Você pode tentar um financiamento com a própria empresa e ver se os juros são mais baixos nas prestações. Se for interessante para você, observe a existência ou não de um consórcio imobiliário.

Essas são as perguntas que você deve fazer à construtora antes de comprar um imóvel! Ficou interessado? Então entre em contato conosco e conheça nossas opções!