4 dicas para negociar descontos na compra do seu imóvel

Em quase todas as negociações, a partir da utilização de algumas estratégias sempre é possível obter algumas vantagens. Em se tratando de mercado imobiliário, conseguir descontos na compra do imóvel nem sempre é uma tarefa fácil.

Os valores em questão e as formas de financiamento poderão impor algumas dificuldades a quem pensa em adquirir esse bem. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para facilitar a vida de quem está em vias de comprar uma casa ou apartamento. Não deixe de conferir!

1. Priorize o pagamento à vista

A principal condição que poderá lhe colocar numa posição vantajosa na hora de barganhar descontos na compra de um imóvel é a possibilidade de se realizar um pagamento à vista. Isso porque quem está na condição de vendedor, muitas vezes, precisa do dinheiro com grande urgência.

A partir disso, você poderá propor percentuais de desconto no valor final do imóvel até chegar a um consenso com o vendedor. Comece apostando alto, você não tem nada a perder.

Ao mesmo tempo, apresente um tom respeitoso durante as tratativas e não imponha condições, esperando sempre por uma contraproposta. Caso contrário, o corretor ou proprietário poderá se ofender com sua postura.

2. Apresente pesquisas de mercado

Comprar um imóvel é muito diferente de adquirir qualquer outro bem. Não somente pelo valor da compra, mas também pelas especificidades daquilo que estamos adquirindo. Localização, oferta de serviços, condições de infraestrutura, decoração…. poderíamos apresentar aqui uma extensa lista com tudo que merece ser observado.

Cada uma dessas características representa um fator de valorização ou desvalorização do imóvel. O preço final fixado pela imobiliária ou proprietário deve ser condizente com esses fatores. Imagine, por exemplo, dois imóveis em uma mesma rua, de mesma metragem e estado de conservação sendo vendidos por preços muito diferentes.

Ao se deparar com situações como essas, isto é, o preço do imóvel não condizer com sua pesquisa de mercado, é interessante apresentar um pequeno levantamento sobre o que você encontrou na região. Assim, o vendedor poderá se convencer de que, de fato, o preço pedido por ele não é competitivo e oferecer algum desconto.

3. Analise fatores de depreciação para conseguir descontos no imóvel

Como vínhamos falando no tópico anterior, algumas características do imóvel podem abrir margem para um pedido de desconto. Pense em alguns aspectos como instalações elétricas e hidráulicas, revestimento do piso e das paredes, acabamento e pintura.

Caso haja alguma inconformidade, defeito ou depreciação nessas partes listadas, é hora de negociar preços. Afinal de contas, o novo proprietário do imóvel deverá investir em uma reforma para usufruir de um lar mais confortável, bonito e com tudo funcionando.

4. Demonstre distanciamento emocional ao negociar

A regra de ouro de qualquer negociação é conseguir apresentar distanciamento emocional frente ao vendedor. Na prática, isso significa não demonstrar grande interesse para efetuar a compra, sem dar muitas informações sobre a sua real necessidade de moradia. Deixe claro que você não tem pressa, que ainda está averiguando o que realmente quer.

Ao apresentar esse tipo de comportamento, a outra parte da negociação não poderá “jogar” com a sua pressa, caso seja essa a sua condição. Tenha em vista que compradores desesperados dificilmente conseguem descontos, pois o vendedor sabe o quão interessado você está e apostará que independentemente de qualquer coisa, a compra será efetuada.

Agora que você já sabe tudo sobre como conseguir descontos na compra do imóvel, convidamos você a entrar em contato com a Construtora CRD. Temos o empreendimento certo para a sua necessidade. Entre em nosso site e fale com um de nossos corretores.