4 dicas de negociação para comprar um imóvel na planta

A aquisição de uma casa ou apartamento é um sonho comum para grande parte das pessoas, já que essa compra representa estabilidade, equilíbrio financeiro e mais tranquilidade para enfrentar o dia a dia. Por isso, conhecer algumas dicas de negociação para comprar um imóvel na planta pode ser muito importante.

Com a grande valorização que o mercado imobiliário experimentou nos últimos anos, comprar uma propriedade é algo que mexe com as finanças e precisa ser executado da maneira correta. Quer descobrir como fazer isso? Então não deixe de conferir o conteúdo que preparamos a seguir!

1. Tire todas as suas dúvidas

Uma das mais básicas e importantes dicas de negociação para comprar imóvel na planta consiste em tirar todas as dúvidas que você possa ter sobre a propriedade e o empreendimento.

Pesquisar muito bem o histórico da construtora, por exemplo, é fundamental para uma unidade que ainda está em construção.

Busque corporações consolidadas no mercado e sem um histórico de problemas e reclamações por parte dos clientes.

Desconfie também de preços muito abaixo dos que estão sendo praticados na região ou de descontos que não façam sentido. Use a internet e cheque a existência de reclamações em sites e fóruns sobre o universo imobiliário.

2. Analise o entorno

Analisar o entorno do empreendimento imobiliário no qual você deseja adquirir uma unidade é outra dica muito importante.

Com essa atitude, você pode não apenas evitar “entrar em uma furada”, como também descobrir imóveis com um excelente potencial de valorização em médio e longo prazo.

Como se não bastasse, algumas características dessa propriedade podem abrir uma grande margem para um pedido de desconto. Se a rua ainda não é asfaltada, por exemplo, você pode solicitar um abatimento, o mesmo vale para aspectos como revestimento do piso de baixa qualidade ou pequenas falhas no acabamento ou na pintura.

3. Verifique a documentação

Outra das melhores dicas de negociação para comprar um imóvel na planta é verificar atentamente a documentação do empreendimento.

Propriedades que ainda estão em fase de construção podem, não raramente, apresentar algum tipo de atraso na regulamentação ou alguma falha nesse quesito.

Primeiramente, cheque a aprovação do projeto na prefeitura da cidade, uma vez que qualquer construtora, ao iniciar uma obra, deve apresentar o respectivo projeto arquitetônico ao poder público.

Quando tudo for aprovado, será emitido o alvará de construção. Uma empresa idônea não terá nenhum problema em exibir essa autorização a um comprador em potencial.

4. Não aja com a emoção

Por fim, uma boa dica de negociação para comprar um imóvel na planta é manter o equilíbrio e não agir com a emoção.

Em qualquer negociação, conseguir apresentar distanciamento emocional frente ao vendedor é fundamental, pois, quem deve ter o poder de barganha, em linhas gerais, é sempre o comprador.

Na prática, isso quer dizer que você não deve demonstrar muito interesse para efetuar a compra. Diga que ainda está averiguando o que realmente quer. Dessa maneira, você mantém o controle da situação e evita fazer uma aquisição que estoure o seu orçamento.

Essas são algumas dicas de negociação para comprar um imóvel na planta. Ficou interessado? Então entre em contato agora mesmo com a nossa empresa e conheça nossas opções!