Veja 5 perguntas para fazer ao corretor de imóveis antes de fechar negócio

Se você pretende ter um cantinho só seu para morar e quer fazer um ótimo negócio, é preciso se informar bem com o seu corretor!

A compra de um imóvel envolve muitos detalhes que precisam ser esclarecidos antes da finalização do negócio.

Veja abaixo as 5 perguntas ao corretor de imóveis mais importantes para você investir sem medo no seu sonho!

1. Quais gastos eu terei com o imóvel após a compra?

Informe-se sobre as taxas de condomínio e fundo de reserva antes de fechar o negócio, pois elas podem tornar seu sonho um pesadelo!

Compartilhamento de água ou gás também pode estar incluído nas taxas mensais. Pergunte também sobre o valor do IPTU. Procure estar consciente de outros valores que você terá que desembolsar ao comprar um imóvel.

O valor gasto com a transferência do imóvel para o seu nome, com taxas como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o registro de imóveis e emolumentos deve ser considerado anteriormente para que você possa se planejar com mais cuidado. Procure também saber sobre a idade do imóvel.

Leve em consideração se o apartamento é novo ou muito antigo, se já teve muitos moradores e se já passou por reformas. Essa informação pode evitar surpresas com a estrutura física do imóvel.

2. Quantas vagas de garagem poderei usar?

É fundamental perguntar sobre as vagas de garagem. Saber quantas vagas o apartamento tem direito de uso e se elas são cobertas, presas, livres ou rotativas. Não se esqueça de averiguar se as vagas constam na escritura do imóvel.

3. O valor do imóvel pode ser negociado?

Os imóveis que estão à venda, geralmente, aceitam negociação. Procure se inteirar com o corretor se o proprietário do imóvel de seu interesse aceita combinar um novo valor.

Verifique também se o preço anunciado está dentro do valor praticado no mercado para aquele tipo de imóvel que está adquirindo

4. Quais são as condições de pagamento exigidas?

As condições de pagamento de um imóvel podem variar. Há imóveis que consideram somente o pagamento à vista.

Mas há também aqueles que aceitam financiamento, outros que aceitam um carro como pagamento da entrada, por exemplo. Quer saber mais? Conheça aqui algumas possibilidades de financiamento.

Tenha em mente que para você fechar um bom negócio é importante que o pagamento esteja adequado às suas condições financeiras do momento da compra.

5. A documentação do imóvel está em ordem?

Pode ser que em uma negociação imobiliária você se depare com valores de imóveis muito abaixo do mercado.

É preciso averiguar se o imóvel consta em algum inventário, se ele foi registrado em cartório e se possui averbação.

Com a averbação é possível verificar as alterações ocorridas no imóvel e no seu registro, assim você vai ficar mais seguro em relação ao investimento. Impostos e taxas de condomínio precisam também de comprovação de pagamento.

E aí, tem outras perguntas ao corretor de imóveis? Saiba que ter cautela ao investir em um imóvel pode evitar dores de cabeça futuras. Então, faça as perguntas ao corretor de imóveis de forma objetiva e clara. E se você quer fugir dos maus negócios, entre em contato com a Construtora CRD. Você não se arrependerá!