Vai comprar o seu primeiro apartamento? Fuja desses 6 erros

Comprar um apartamento é um sonho de muitos, e essa decisão costuma mexer com a emoção do futuro proprietário. Para fazer a escolha certa e evitar dissabores no futuro, no entanto, é preciso pensar em detalhes cada etapa desse importante processo.

Do planejamento à a aquisição da moradia própria, existem alguns cuidados indispensáveis para não arcar com surpresas desagradáveis. Você sabe quais são os principais erros que não se deve cometer ao comprar um apartamento?

No post de hoje, listaremos o que você não deve fazer na hora de tomar essa importante decisão. Continue a leitura e prepare-se para tornar o sonho do apartamento próprio uma feliz realidade!

1. Não ter um planejamento financeiro

A primeira coisa a se fazer é se certificar de que você terá condições de cumprir com as obrigações financeiras relativas à compra. É preciso considerar os gastos, as possibilidades de cortes e o aumento nas despesas — afinal, a partir de agora, você terá de arcar com as parcelas da nova aquisição, taxas e impostos.

Além disso, é preciso ter uma reserva para futuros imprevistos, pois os financiamentos costumam ser de longo prazo e é natural que algo fuja do planejado. Perder o emprego, problemas de saúde e reformas são acontecimentos possíveis e que implicarão no controle financeiro.

Uma boa dica é fazer uma aplicação de 20% da parcela do financiamento. Assim, a cada ano, você terá reservado ao menos duas parcelas, evitando tomar um empréstimo grande demais caso ocorra algum imprevisto.

2. Não olhar todas as possibilidades

O montante a ser investido ao se comprar um apartamento é bastante elevado. Além disso, os financiamentos são de longo prazo, o que fará com que você fique com o imóvel por muito tempo. Então, por que não pesquisar todas as possibilidades? Lembre-se que arrependimentos não trarão uma nova chance!

Analise a capacidade de pagamento, a localização e se o preço pedido é justo e faça visitas em horários alternados. Converse com os vizinhos, ande pelas ruas e use o transporte coletivo. Faça isso em todas as ofertas que te agradarem. Quem sabe poderá mudar de opinião durante a negociação.

3. Comprar um apartamento pela emoção

Comprar um apartamento movido pela paixão, preconceito e laços emocionais não é uma boa ideia. Deixe que a razão faça a pesquisa e não decida pelo o que o emocional está propondo.

Os corretores, em alguns casos, vão apelar para o lado emocional. Porém, cabe a você não se deixar levar e decidir de acordo com o ganho real que terá na nova aquisição.

4. Não saber a qualidade da construtora

Outro erro comum é não conhecer a construtora. Você não é obrigado a saber tudo sobre todas as construtoras da cidade, mas, em relação à que está em negociação, é seu dever pesquisar.

Procure informações em sites na internet, fóruns de reclamações e comentários em postagens, além de conversar com clientes antigos. Essa atitude irá trazer segurança e autonomia na negociação.

O fato de encontrar algum problema não significa que a construtora não seja confiável. O que deve ser avaliado é a forma como foi conduzida a solução desse problema.

5. Não ler todo o contrato

Letras miúdas ou graúdas, não importa! Você precisa ler todo o contrato para saber que negócio está fazendo. Não importa o que o corretor ou a construtora falou ou prometeu, o que vale é o que está exposto no contrato. Por isso, muito cuidado!

Se preferir, procure um advogado ou um corretor da sua confiança.

6. Não agir proativamente

Se entender que as ofertas do corretor ou do consultor de imóveis ainda não atenderam suas expectativas, converse com ele e exponha seus argumentos. Quem sabe, numa conversa franca, o consultor não tenha uma solução que atenda ao seu desejo.

Por isso, informe-se! Quanto mais pesquisas, estudos e conhecimentos, maior será a chance de se obter êxito numa negociação. Com esses cuidados ao comprar um apartamento, você terá a certeza de fazer a melhor decisão.

Agora que você já sabe quais os principais erros ao se comprar um apartamento, que tal descobrir se essa é uma boa aplicação? Confira agora se comprar um imóvel é um bom investimento para você!