Vai casar? 4 motivos indiscutíveis para não morar com a sogra ou com os pais

Casar significa dar um passo adiante em um relacionamento. Nessa etapa, surgem diversas responsabilidades novas, e uma delas é escolher o local em que o casal irá viver.

Por conta do excesso de despesas como aluguel, contas a pagar e outros gastos, alguns casais optam por morar com a sogra ou com os pais — mas essa nem sempre é a melhor opção.

Neste artigo, mostraremos 4 motivos indiscutíveis para não morar com os pais ou com os sogros após o casamento. Acompanhe:

1. Falta de privacidade

Ao dividirem um espaço, tanto o casal quanto os pais ou a sogra não terão muita privacidade.

Mesmo que haja um quarto separado e que vocês tenham certa intimidade com os outros moradores da casa, alguns planos como convidar amigos para uma visita ou dar uma festa em casa podem trazer incômodos.

Nesse caso, não é apenas o casal que perde a liberdade: a família também terá de se adaptar às mudanças e talvez não se sinta completamente à vontade.

2. Intromissões na vida do casal

Ainda que todos prometam não interferir na vida do casal, dificilmente os pais conseguem deixar de tomar partido por seus “protegidos”. Isso significa que, se a esposa vai morar com os sogros, poderá enfrentar situações em que será apontada como errada, ainda que, na verdade, tenha razão e vice-versa.

3. Conflitos desgastantes

Você pode ter pais ou sogros maravilhosos, mas mesmo assim os conflitos causados pela convivência podem acontecer conforme o tempo passar. O que agrava ainda mais o caso é o fato de que os filhos sempre se sentirão divididos ao terem de escolher concordar com os pais ou com o companheiro(a).

Evitar o desgaste com os familiares do parceiro(a) pode ser difícil, mas é fundamental, afinal, vocês estarão vivendo sob o teto deles. Além disso, um clima ruim na relação com os pais ou sogros é muito desagradável, podendo inclusive interferir no relacionamento do casal.

4. Necessidade de dar satisfações

Não é uma obrigação, mas vocês acabarão sentindo a necessidade de avisar quando forem sair e a que horas voltam, além de terem de avisar caso os planos mudem e precisem passar mais tempo fora.

Alguns casais passam até mesmo a ter dificuldades para sair, por ficarem com a consciência pesada. Assim, acabam convidando os pais — ou a sogra — para ir junto,  prejudicando a intimidade do casal.

Mesmo que seja um pouco mais difícil, fazer sacrifícios visando a ter o próprio espaço — seja para decorar da forma que desejam ou para ter mais privacidade e maior liberdade no dia a dia — pode ser muito mais vantajoso do que morar com os pais ou morar com a sogra.

O amadurecimento é uma das consequências do matrimônio, mas ele acaba sofrendo interferências quando o casal não tem o imóvel próprio. Apesar de ser cômodo contar com a ajuda de outras pessoas, com certeza, superar as dificuldades sozinhos pode fortalecer a relação e fazer com que os dois cresçam juntos.

E você, está pensando em adquirir seu próprio imóvel? Então confira nossas 5 dicas para comprar um imóvel e veja como organizar as finanças do casal!