Conquistar o próprio lar é uma das maiores satisfações que existe. Porém, tal desejo pode facilmente se tornar um grande pesadelo caso o comprador não preste atenção em alguns pontos essenciais. Por isso, antes da compra de um imóvel, muita pesquisa e estudo devem ser realizados!
Para te ajudar nessa tarefa, separamos aqui algumas dicas que irão orientar você sobre o que considerar antes de comprar o seu primeiro imóvel. Fique com a gente e confira!
Defina o orçamento para a compra do imóvel
O planejamento é um passo importante quando você está procurando por um imóvel. Assim, é preciso buscar o melhor financiamento, a quantidade de parcelas ideal e a entrada que será dada na compra do imóvel.
Tratando-se de financiamentos, é necessário prestar muita atenção para não comprometer a vida futura. Isso porque é um compromisso que você assumirá por muitos anos, talvez até mesmo para o resto da vida. Neste caso, a dica mais importante é jamais comprometer valores superiores a 30% do seu rendimento mensal.
Decida o tipo de imóvel que você quer
Antes de tomar qualquer outra ação, é necessário deliberar o tipo do imóvel que você quer pesquisar. O imóvel será para duas, três, quatro pessoas? Quantos quartos o imóvel tem de possuir? Quantas vagas na garagem? Será novo, seminovo ou usado?
Tenha em mente que os imóveis novos tendem a ser mais caros, a possuir condomínios mais baratos e apresentar mais opções para entretenimento e lazer, tais como piscinas, quadras, pet care, lavanderias e garage band.
Fique atento à localização
A localização do imóvel é um dos fatores mais básicos que deve ser levado em consideração. Estar em um bairro seguro e próximo a lojas de conveniência, mercados, pontos de ônibus e de fácil acesso à cidade é muito importante.
Por isso, realize buscas comparadas nos sites de classificados para ter uma noção de qual é o preço cobrado por metro quadrado em cada uma das regiões da sua cidade. Desse modo, você consegue ver qual é o bairro que mais se encaixa às suas necessidades e objetivos.
Decida entre um imóvel novo ou usado
A compra de um imóvel novo ou usado exige procedimentos e precauções distintos.
No caso da compra de um imóvel novo ou em construção, peça o CNPJ para certificar-se da idoneidade da construtora. Consulte também o Procon para averiguar a competência e autoridade da mesma.
Além disso, não deixe de fazer uma pesquisa a respeito da incorporação do imóvel, exigindo:
- Devido registramento do engenheiro e do arquiteto da obra no CREA;
- Consulta ao INSS;
- Ações cíveis, trabalhistas e criminais;
- Débitos para com a prefeitura;
- Situação do corretor no Creci;
- Memorial descritivo registrado.
Quando o imóvel for usado, é necessário tomar preocupações redobradas. Por isso, não deixe de conversar com os vizinhos e averiguar se as condições do imóvel e da vizinhança estão boas: iluminação, segurança, infraestrutura, entre outros.
Ademais, não deixe de conferir os seguintes aspectos:
- Matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis atualizada;
- Cópia aprovada pela prefeitura do projeto arquitetônico da edificação;
- Cópia da convenção, no caso dos imóveis em condomínios;
- Devido cadastramento do corretor ou imobiliária no Creci.
Com todas essas informações, certamente ficará mais fácil pesquisar e comprar um imóvel. Com muita paciência, estudo e pesquisa você com certeza fará uma escolha assertiva, que atenda às suas necessidades e o melhor: que realize o seu sonho!
E você, está de olho na compra de um imóvel? Já sabe o que considerar na hora da escolha? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco!