Saiba como negociar o valor de entrada de um imóvel e quanto pagar

A negociação do valor de entrada do imóvel pode ser um momento de dificuldade para muita gente. Nessas horas, proprietários e imobiliárias parecem não querer abrir mão de nenhum centavo do valor pedido inicialmente e nem sequer oferecer melhores condições de pagamento.

Quanto a isso, devemos destacar que é possível empregar algumas estratégias que poderão lhe auxiliar. No post de hoje, trataremos de algumas delas. Continue acompanhando e saiba mais.

Dê preferência a imóveis na planta

Imóveis comercializados ainda na planta apresentam inúmeras vantagens. A principal delas diz respeito a possibilidade de obter melhores condições para a entrada. A depender do empreendimento, a construtora poderá oferecer, até mesmo, a possibilidade de financiar 100% do imóvel.

Isso acontece porque as empresas necessitam comercializar determinado número de unidades de habitação inicialmente para aliviar o próprio caixa e, assim, dar continuidade a obra com maior tranquilidade. Isso não chega a ser uma regra, mas é comum observar esse tipo de situação no mercado imobiliário.

Escolha um imóvel compatível com seu orçamento

Outra medida importante para conseguir chegar a um valor razoável de entrada para um imóvel é a escolha do preço final do mesmo. Nesse caso, a lógica é bastante simples: caso você adquira uma casa ou apartamento cujo preço seja muito elevado para o seu perfil financeiro, as dificuldades começarão já no momento de dar a entrada.

Por isso, mantenha os pés no chão e escolha um imóvel compatível com o seu perfil financeiro. Tenha em vista que mais do que entrada, você precisará arcar com todas as prestações por muitos e muitos meses.

Apresente capacidade financeira

Um coringa na hora da negociação do valor de entrada do imóvel é conseguir apresentar capacidade financeira para realizar a aquisição. Os corretores, principalmente, costumam analisar bem o perfil dos compradores.

Assim, caso você consiga demonstrar crédito positivado no banco e acesso a diferentes linhas de crédito, você terá um cenário favorável para barganhar melhores condições de entrada. Isso porque imobiliárias, construtoras ou proprietários verão que você, de fato, é um potencial comprador e não mais uma pessoa que está apenas fazendo pesquisas de mercado.

Negocie direto com o proprietário

Sempre que possível, prefira negociar com o proprietário. Conversas com intermediários são sempre mais difíceis, pois qualquer proposta de revisão dos preços ou condições de pagamento deverão ser apreciadas em outro momento por quem, de fato, tem poder de decisão.

Além disso, ao tratar diretamente com o dono, você terá mais liberdade para argumentar, oferecendo condições que talvez você não ofereceria para um corretor, por exemplo.

Imagine uma situação em que você possa oferecer um bem ou outro imóvel como entrada ou em caráter de abatimento no preço final da casa ou apartamento. Para muitas pessoas, essa possibilidade de troca configura o melhor cenário possível, pois o dinheiro em mãos pode ser insuficiente para a entrada.

Saiba a hora de interromper a “barganha”

Ao longo deste post, falamos de diferentes tipos de abordagem durante a negociação do valor de entrada do imóvel. Reservamos este último tópico não para falar de mais uma estratégia, mas para explicar a necessidade de saber a hora certa de interromper a “barganha”.

Pessoas muito insistentes poderão eliminar qualquer possibilidade de negócio justamente pela forma que se apresentam frente a quem está oferecendo o imóvel.

Por isso, é fundamental saber conduzir a conversa. Para tanto, apresente suas propostas e condições, mas sem ser repetitivo e sempre utilizando um tom respeitoso.

E aí, o que você achou deste post sobre negociação do valor de entrada do imóvel? Curta nossa página no Facebook e tenha acesso a mais conteúdo.