Região central ou bairros mais afastados: onde morar em Belo Horizonte?

Quando estamos procurando uma casa para morar, uma das primeiras preocupações que surge à mente é a localização do imóvel. Nessa hora, sempre surge a dúvida: seria melhor morar na região central ou em bairros mais afastados?

No post de hoje, apresentaremos os prós e contras de ter residência no centro ou em bairros mais distantes para ajudar você a decidir onde morar em Belo Horizonte. Continue a leitura e confira!

Quais são as vantagens de se morar na região central de BH?

As maiores vantagens de se morar no centro são a presença de uma grande rede de serviços e a proximidade e facilidade de transporte. A seguir, falaremos sobre cada uma delas.

Presença de uma grande e variada rede de serviços

Para aqueles que gostam das facilidades sempre à mão e não querem de jeito nenhum perder tempo, a região central conta com uma vasta quantidade de produtos e serviços à disposição — sendo grande parte deles 24 horas por dia.

Proximidade e facilidade de transporte

A região central, como o próprio nome diz, está no centro da cidade e isso faz com que ela esteja próxima das empresas, indústrias e centros comerciais — ou seja, esteja mais próxima do trabalho.

Além disso, a região central é geralmente a que possui a maior rede de transportes da cidade — sendo uma mão na roda para quem precisa depender menos do carro e para quem necessita do transporte público.

Quais desvantagens de se morar na região central?

A maior desvantagem de se morar no centro é, sem sombra de dúvidas, a baixa qualidade de vida no que diz respeito à tão desejada tranquilidade.

Especialmente no horário comercial, essa região costuma ficar muito barulhenta e com bastante trânsito. Assim, caso você não goste de toda essa agitação urbana, é melhor não optar pelo centro, pois trata-se de algo que você terá de aprender a conviver.

Quais são as vantagens de se morar em bairros mais afastados?

As grandes vantagens de se morar nos bairros são o preço mais acessível, a presença de um ambiente residencial e haver uma emergente rede comercial. Confira cada uma delas:

Preço mais acessível

As casas nas regiões mais afastadas costumam possuir um preço mais acessível do que as que se encontram no centro. Dessa forma, é possível pagar mais barato por algo que, nas mesmas condições, você gastaria quase duas vezes mais. E essa já é uma boa vantagem.

Ambiente residencial

Localizar-se em um ambiente residencial é outro ponto positivo. Isso porque não apenas o clima, mas toda a infraestrutura do local é voltada às necessidades e às demandas de uma família — muitas vezes focando na qualidade de vida.

Isso sem falar na tranquilidade dos bairros. Geralmente, esses contam com imóveis mais ligados à moradia do que ao setor comercial. Além disso, esses locais apresentam um movimento muito menor —  promovido pela própria população local.

Rede comercial em desenvolvimento

A rede comercial dos bairros pode não ser tão vasta e variada quanto a da região central, porém vem sendo cada vez mais desenvolvida e estimulada.

Dessa forma, shoppings, minimercados, academias, feiras, farmácias, entre tantos outros estabelecimentos estão gradativamente aumentando sua presença nos diversos bairros da cidade.

Quais as desvantagens de se morar nos bairros?

Talvez a única desvantagem de se morar nos bairros mais afastados seja a distância. Tratando-se de um grande centro urbano como Belo Horizonte, muitos bairros se localizam distantes do centro da cidade e demandam um tempo maior para chegar ao serviço, por exemplo.

Caso você queira mais informações sobre o que deve considerar na hora de escolher um bairro ideal, não deixe de ler esse artigo.

Onde morar em Belo Horizonte?

Com todas essas dicas, com certeza ficou mais fácil decidir onde morar em BH. Nesse sentido, o primeiro passo é determinar em qual parte da cidade você deseja estar localizado: na região central ou nos bairros mais afastados da cidade.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o mercado imobiliário da capital de Minas? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e marque os amigos que ainda não sabem onde morar em Belo Horizonte!