Quer mobiliar o apartamento sem gastar muito? 5 dicas essenciais para você!

Após economizar e comprar o tão sonhado imóvel, surge uma segunda preocupação: como mobiliar o apartamento?

Geladeira, microondas, fogão, sofá e armários são apenas alguns dos itens de uma lista que parece não ter fim! Entretanto, com um pouco de criatividade e principalmente de planejamento é possível ajustar a compra da mobília para que ela caiba no seu bolso.

Pensando nisso, separamos 5 dicas essenciais para você mobiliar o seu apartamento gastando pouco. Confira!

1. Planeje o espaço

Realizar um planejamento é o primeiro passo: meça o espaço que você tem em cada cômodo e faça um esboço no papel.

A partir disso, comece a dispor os móveis para que você tenha uma primeira noção do tamanho dos itens. Isso faz não só com que cada espaço do seu apartamento seja cuidadosamente projetado, mas com que você evite gastos desnecessários, comprando móveis que não vão caber ou harmonizar adequadamente com o local.

2. Inicie com os móveis fundamentais

É claro que você quer que o seu apartamento tenha uma mobília completa e que atenda às suas necessidades. No entanto, tenha em mente que mobiliar o apartamento é um processo que leva tempo, e que será concluído em longo prazo.

Sendo assim, o segundo passo é criar uma lista com tudo que você precisa comprar e, a partir disso, eleger quais são as suas prioridades. Se não dá pra comprar tudo de uma vez, não tem problema: invista naquilo que é essencial para o momento.

Afinal, de nada adianta comprar uma estante maravilhosa para colocar na sala se você ainda nem comprou a geladeira ou o fogão para a sua cozinha!

3. Elabore um cronograma que esteja alinhado com o seu orçamento

Depois de planejar o espaço e criar uma lista de prioridades, está na hora de organizar um planejamento de quando você vai comprar cada um dos itens.

Olhe para o seu orçamento que você possui e compare-o com a sua lista de compras para que você possa estabelecer um cronograma. Nesse sentido, é a mobília que deve adequar-se ao seu orçamento, e jamais o contrário.

Não é preciso comprar tudo de uma vez: planeje-se para comprar os móveis aos poucos. Com um cronograma você terá uma perspectiva concreta de quando vai terminar de mobiliar o apartamento.

4. Procure móveis usados

Antes de comprar móveis novos, avalie se vale a pena reutilizar um mobiliário antigo. Procure em feiras, brechós, grupos em redes sociais, sites ou até mesmo com amigos e parentes que têm móveis usados.

Não se esqueça de verificar cuidadosamente se os móveis estão em bom estado e, caso necessitem de algum reparo, faça as contas para saber se compensa comprar o móvel usado ou um novo.

5. Faça você mesmo

Caso você tenha tempo e disposição, aceite o desafio de fazer você mesmo seus próprios móveis! Essa é a maneira mais econômica de garantir um mobiliário para o seu apartamento. Além disso, você também poderá fabricar móveis que sejam exatamente do seu gosto e que atendam às suas necessidades específicas.

Utilizando pallets e caixas de feiras, por exemplo, é possível montar mesas, prateleiras, estrados de camas e até mesmo sofás. Deixe sua criatividade fluir e coloque a mão na massa!

Com todas essas dicas, com certeza ficou mais fácil entender como mobiliar o apartamento gastando o mínimo possível, certo?

Gostou deste texto? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!