4 dicas para otimizar espaços em apartamentos pequenos

Com a grande valorização imobiliária que o Brasil experimentou nos últimos anos, morar em um imóvel de tamanho reduzido passou a ser não apenas algo prático, mas também uma necessidade para boa parte das pessoas. Dentro desse contexto, conhecer algumas dicas para otimizar espaços em apartamentos pequenos é fundamental.

O fato é que, mesmo com algumas ideias bastante simples, praticamente qualquer espaço pode se tornar aconchegante, bem decorado e funcional. Além disso, você valoriza a propriedade e torna a vida no imóvel muito mais agradável.

Quer descobrir como fazer essa otimização de espaços menores? Confira no post a seguir:

1. Compre móveis sob medida

Uma das melhores dicas para aprimorar espaços em apartamentos pequenos que você pode seguir é apostar em móveis sob medida. Em um primeiro momento, essa compra pode parecer um peso a mais nas finanças, mas o fato é que uma mobília feita de acordo com as possibilidades e as necessidades do imóvel é algo que não tem preço.

Essa é uma escolha certeira e com retorno garantido, pois você ganhará mais espaço nos ambientes e deixará qualquer cômodo funcional e elegante. Pesquisando bem, dá para encontrar alternativas com preços bem interessantes e que cabem no seu orçamento.

2. Acabe com as divisórias

Outra boa atitude é acabar com as divisórias ou, ao menos, reduzir consideravelmente a quantidade delas no imóvel.

Um erro comum nos projetos de propriedades menores é querer reproduzir o número de ambientes que um apartamento maior teria e, então, encher de divisórias para cozinha, área de serviço, sala de estar e de jantar. Vale lembrar também que as próprias paredes ocupam espaço.

Sempre que o orçamento permitir, deixe os cômodos contínuos e torne o campo visual o mais livre possível. Espelhos grandes também ajudar a criar a ilusão de um ambiente mais amplo. Portanto, dividir sem necessidade, jamais!

3. Prefira cores claras

Muitas pessoas ficam tentadas a utilizar tonalidades mais escuras com o pretexto de que elas deixariam o apartamento com um ar mais moderno e contemporâneo. O fato é que isso pode causar no imóvel uma sensação de “aperto” e faz com que ele pareça menor do que realmente é.

Propriedades com uma metragem mais enxuta pedem uma paleta mais clara. Nesse contexto, o banco, o bege e até mesmo um amarelo bem clarinho nas paredes são excelentes alternativas para reforçar a sensação de amplitude.

4. Invista em uma boa iluminação

Além dos tons claros, uma boa iluminação também contribui para gerar uma sensação de que os ambientes são maiores e mais espaçosos. Janelas largas são uma grande opção para melhorar a luminosidade. As cortinas devem ser claras, fluidas e, sempre que possível, deixadas abertas.

Além disso, não economize em lâmpadas, luminárias e lustres. Espelhos também são muito bem-vindos e funcionam como um truque certeiro de arquitetos e decoradores para majorar espaços diminutos.

Essas são algumas dicas para otimizar espaços em apartamentos pequenos. Faça as escolhas certas e tenha um imóvel muito mais confortável!

Gostou do post? Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário aqui embaixo!