Quais os riscos ao comprar um imóvel na planta e como evitá-los

Realizar o sonho da casa própria requer cuidados com várias questões — como formas de pagamento, papelada, incorporadoras, construtoras, corretores, etc. Com tudo isso em cena, muita gente acaba optando por comprar um imóvel na planta.

Mas será que vale a pena comprar esse tipo de imóvel? Isso depende de uma série de fatores. Esta pode ser uma boa opção para quem quer descontos maiores, pode esperar a obra ficar pronta e não quer arcar com muitos custos relacionados à reforma, por exemplo.

Financiar na planta também é uma ótima opção para uma futura valorização. Mesmo assim, essa aquisição pode reservar armadilhas que trazem transtornos para compradores desavisados.

Para que isso não aconteça com você, separamos quais os riscos de comprar um imóvel na planta e como evitá-los. Confira!

Quais os riscos de comprar um imóvel na planta?

Ao comprar um imóvel na planta, você compra, na verdade, a promessa de que ele será entregue. Entretanto, é possível prever alguns riscos comuns, diminuindo a chance de que tudo dê errado — e você saia frustrado.

Veja os principais:

  • a obra pode demorar meses para ser entregue;
  • a construção pode apresentar defeitos ou problemas estruturais que demandem gastos com reformas;
  • a construtora ou incorporadora pode não entregar o que prometeu na venda;
  • a empresa pode entrar em falência, o que aumenta a chance da entrega do imóvel não acontecer;
  • empresas, corretores ou vendedores podem agir de má fé, lesando compradores.

O que fazer para evitar problemas?

Não cometer alguns erros na compra de um imóvel já ajuda a evitar dores de cabeça. Com determinadas atitudes, as chances do final ser feliz e você obter verdadeiro sucesso com a aquisição aumentam bastante. Dê uma olhada:

Saiba quais são os seus direitos

É fundamental saber quais são os seus direitos como consumidor antes de comprar um imóvel na planta. Além de consultar fontes como o PROCON ou o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), vale a pena falar com alguém da área de Direito, Contabilidade ou Corretagem.

Também é importante prestar atenção a todos os quesitos expostos por corretores e incorporadoras — além dos termos do contrato, antes de assinar qualquer coisa.

Compre de empresas com boa reputação

Não são raros os casos em que construtoras e incorporadoras atrasam obras ou entregam imóveis cheios de problemas. Tudo isso pode ser evitado com uma boa pesquisa sobre a reputação de quem está negociando o imóvel com você.

Logo, compre apenas de quem é referência no mercado. Isso evita uma série de futuros transtornos e dores de cabeça.

Veja obras anteriores da mesma construtora

Visitar imóveis entregues pela empresa e falar com os proprietários são boas ações para quem quer fazer uma decisão acertada.

Veja qual foi o prazo, quais as condições estabelecidas em contrato, os inconvenientes e vantagens. Tire todas as dúvidas com pessoas que compraram o imóvel, assim como você quer fazer.

Dependendo das informações, você pode se livrar de problemas ou fechar um ótimo negócio. E, assim, comprar um imóvel na planta será a realização de um sonho!

Quais são os seus receios em comprar um imóvel na planta? O que você pretende fazer? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua experiência!