Por que não morar na casa dos sogros após o casamento

Por que não morar na casa dos sogros após o casamento

Casar é um grande desejo de muitos: não é raro ver os casais se programarem para este momento com muito entusiasmo e expectativa, idealizando como será a vida a dois, a casa nova e a rotina de casado. Mas como fica este sonho quando, após o casamento, marido e mulher escolhem morar na casa dos pais de um dos cônjuges?

Morar na casa dos sogros tem sido o dilema de vários casais. Afinal, essa realidade costuma gerar inúmeros desconfortos, tanto para o novo casal quanto para os sogros. É muito bom que a relação entre as famílias seja agradável e respeitosa, mas é importante manter os pés no chão e lembrar que morar na mesma casa pode prejudicar a convivência entre as partes.

Se você está passando por um momento como esse, continue lendo este texto e tome a melhor decisão!

3 Motivos para não morar na casa dos sogros

Falta de privacidade

Todos temos aquele dia em que queremos ficar sossegados em casa, sem que ninguém atrapalhe nossa intimidade. Porém, quando estamos na casa de outras pessoas, isso nem sempre é possível. Devemos ser agradáveis e cordiais, mesmo quando estamos estressados ou desanimados.

A falta de privacidade é um dos problemas de se morar na casa dos sogros, tanto para você quanto para eles. Por exemplo, pode ser que você seja mais reservado e que seus sogros gostem da casa cheia; isso fará com que você não se sinta bem na casa deles. Ou então, você pode ser do tipo que gosta de receber visitas, mas como está morando com outras pessoas terá que tomar o cuidado de não tirar-lhes a privacidade.

Falta de liberdade

Outro fator a ser levado em consideração é a liberdade. Quando estamos em nosso próprio lar podemos chegar e sair na hora que bem entendermos, mas no caso de vivermos juntamente com outras pessoas perdemos essa independência. Temos que respeitar as regras daquele lar, afinal, quando chegamos ali, aquelas regras já existiam e não temos autonomia nenhuma para alterá-las.

Mesmo que os donos da residência nos tratem bem e nos deem permissão para nos sentirmos em nossa própria casa, sabemos que não devemos abusar. Afinal, não é fácil para eles também, pois estão recebendo uma nova pessoa, com criação, costumes e gostos diferentes.

Intromissão no relacionamento

Este é, provavelmente, o pior problema desta situação. Quando casamos queremos começar uma vida a dois aprendendo e ensinando um ao outro. Queremos criar nossas próprias diretrizes. Entretanto, se estamos convivendo diretamente com outras pessoas, é bem provável que, em algum momento, elas interfiram na nossa intimidade como casal ou na educação de nossos filhos.

Em determinada fase dessa convivência, os sogros, ou demais familiares, podem achar-se na liberdade de darem alguma opinião, esteja o casal pedindo ou não. Com o tempo isso acaba criando atrito entre os cônjuges ou desconforto entre os familiares.

Se você realmente precisa morar com os sogros, é essencial prezar pela boa convivência, e aqui vão algumas dicas:

  • Ajude no que for preciso;
  • Respeite o espaço deles e saiba prezar pelo seu espaço também;
  • Não se intrometa onde não for chamado;
  • Evite discutir com seu cônjuge na frente deles;
  • Não fale mal de um membro da família a outro;
  • Saiba tratá-los com respeito e simpatia.

Agora que você conhece os principais motivos para sair da casa dos sogros, que tal começar a procurar um imóvel para você e seu par? Há inúmeras opções de apartamentos, e certamente uma delas será a ideal para você. Vale a pena conferir!

E se você gostou dessas dicas, aproveite para deixar seu comentário contando suas experiências, dúvidas ou sugestões pra gente!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você