Onde investir para comprar um imóvel? Confira 4 dicas!

Ter o seu próprio espaço para poder chamar de lar é animador, certo? Mas onde investir para comprar um imóvel? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, já que a poupança deixou de ser uma opção atrativa há muito tempo.

Devido a isso, as pessoas estão começando a recorrer a outras alternativas para aumentar o seu faturamento, tendo como principal objetivo realizar o sonho da casa própria.

O mercado financeiro oferece várias opções de investimento fácil, ideais para investidores iniciantes e que não têm muita experiência com aplicações financeiras. Quer saber quais são elas? Continue lendo e confira!

1. Tesouro Selic

O Tesouro Selic é o título que tem maior liquidez e menor volatilidade do mercado. A sua rentabilidade é pós-fixada, ou seja, o retorno do seu investimento será calculado no momento do resgate (saque) do título. O seu rendimento está atrelado à Selic — a taxa de juros brasileira.

Sendo assim, o Tesouro Selic é o investimento de menor risco do mercado financeiro, pois ao investir em um título público você estará se tornando um credor do governo, e as chances dele não arcar com seus compromissos são remotas.

Além disso, você não precisa dispor de um grande valor para aplicar o seu dinheiro no Tesouro Selic. Com apenas 1% do valor do título você já consegue fazer um investimento.

O investidor também terá facilidade para realizar o resgate da sua aplicação, pois desde março de 2015 o Tesouro Nacional realiza a compra diária dos títulos, facilitando a venda dos seus ativos de acordo com os preços do mercado.

É importante enfatizar que esse tipo de investimento é o único do mercado que não tem rentabilidade negativa.

2. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título emitido pelos bancos com a finalidade de arrecadar recursos para que eles possam fornecer crédito a outras pessoas.

Ao realizar essa aplicação, além de receber o dinheiro investido você também terá direito aos juros que serão combinados no momento da aplicação.

O maior risco ao investir em CDB é da instituição financeira falir e não ter como devolver a quantia investida — e muito menos pagar os juros acordados.

Contudo, esse tipo de investimento tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para aplicações de até R$ 250 mil, ou seja, ele garatirá o valor investido até a quantia determinada caso o banco não tenha dinheiro para lhe devolver.

3. Fundos simples

Quando você investe em um fundo simples, o seu dinheiro é reunido ao de vários investidores, e quem cuida desse investimento é um corretor ou um especialista do banco.

Nesses casos, é obrigatório aplicar no mínimo 95% do total dos seus recursos em títulos de renda fixa ou títulos públicos.

Esses investimentos são bem conservadores e seus rendimentos acompanham a Taxa Selic.

4. LCI e LCA

As LCI (Letras de Créditos Imobiliários) são títulos emitidos pelas instituições bancárias com o objetivo e arrecadar recursos para o setor imobiliário. Já as LCA (Letras de Créditos do Agronegócio) têm seus recursos direcionados para o setor agropecuário.

A remuneração para esse tipo de investimento pode variar de acordo com a estratégia de cada banco. Normalmente o banco se compromete a pagar a você juros referente ao período que o seu dinheiro permaneceu investido.

O maior atrativo dessas aplicações é que ambas são isentas de imposto de renda e sua rentabilidade pode ser pré ou pós-fixada.

Agora não ficou tão difícil de saber onde investir para comprar um imóvel, certo? Basta você estudar bem o investimento que quer realizar, fazer um bom planejamento financeiro e aplicar os seus recursos em títulos que podem proporcionar uma excelente rentabilidade.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite a oportunidade e confira o nosso artigo sobre o que pode acontecer se você comprar um imóvel e ficar desempregado. Boa leitura!