Minha Casa Minha Vida: como encontrar o apartamento dos sonhos!

Comprar um imóvel, seja uma casa, seja um apartamento, pode ser uma decisão muito importante, principalmente se levarmos em consideração que a média de compra de imóveis no Brasil é de, no máximo, dois por pessoa. O programa Minha Casa Minha Vida tem auxiliado muito quem deseja realizar esse sonho, pois facilita o financiamento.

No artigo de hoje, ajudaremos a comprar o apartamento dos sonhos pelo programa. Confira!

Conheça as regras do Minha Casa Minha Vida

Existem muitas vantagens em realizar o financiamento por meio do programa Minha Casa Minha Vida, como as taxas de juros menores do que as que são praticadas pelo mercado, de acordo com a renda da sua família. No entanto, para ser beneficiado pelo programa, é preciso se encaixar em alguns requisitos, como estar entre as faixas de renda contempladas.

Elas determinarão o valor que pode ser financiado, as taxas de juros, o pagamento das parcelas e outras características. Mas, além de se encaixar nos critérios de seleção do programa, você também precisará optar por um apartamento que não ultrapasse o teto do valor dos imóveis, que muda conforme o estado. No Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, por exemplo, o teto atual é de R$ 240 mil, já no Norte e no Nordeste, é de R$ 180 mil.

Procure pelo apartamento certo para as suas necessidades

Depois de conhecer as regras do programa, você precisará começar a procurar um apartamento que esteja dentro delas, mas que também atenda as suas necessidades. É muito importante analisar fatores, como a localização, levando em consideração seus planos para o futuro.

Você tem ou pretende ter filhos? Tem escolas na região? Mercados, farmácias e hospitais também são estabelecimentos que valorizam o local.

Mesmo que você tenha carro, analise também se existem pontos de ônibus, as linhas que circulam no local e as estações de trem e metrô mais próximas para saber como é a locomoção na região. Outras características também são importantes, como a decisão de escolha de um imóvel novo, na planta ou usado, com ou sem varanda, o número de garagens e a posição do apartamento, que interfere na quantidade de sol que seu imóvel vai receber ao longo do dia.

Atente aos cuidados com cada tipo de imóvel

Quando você escolher que tipo de imóvel quer — novo, usado ou na planta —, precisará avaliar fatores diferentes. No caso de um imóvel usado, por exemplo, é essencial verificar toda a parte elétrica e hidráulica, além de toda a estrutura do local para não ter prejuízos com reformas depois.

Já no imóvel novo, a preocupação é com os materiais utilizados e a reputação da construtora. No imóvel na planta, existem ainda outras considerações, como o tempo para entrega e as possíveis despesas extras.

Verifique se a propriedade se encaixa em seu orçamento

Ao selecionar algumas opções de apartamento, verifique se elas realmente se encaixam no seu orçamento sem atrapalhar as finanças. Por vezes, inicialmente, parece que existe a possibilidade de pagar um valor mais alto, mas, quando colocados na ponta do lápis todos os gastos, é possível ver que ele pode comprometer a renda.

Lembre-se de que, no caso de condomínios, existem despesas coletivas que também devem entrar na conta. Pense também na possibilidade de ter um dinheiro guardado para possíveis emergências, como desemprego, problemas de saúde e outros imprevistos. Caso necessário, vale a pena adiar o sonho e ir em frente depois de se estabilizar melhor.

Visite o local várias vezes

Visitar o imóvel uma vez para conhecê-lo não é suficiente. O indicado é ir várias vezes, durante a semana, em horários diferentes, e também aos finais de semana para verificar se existe algum problema e também como é o bairro nesses horários.

Você também pode usar a Internet para verificar a reputação do bairro, da imobiliária ou da construtura, e pesquisar os valores de imóveis nos arredores. O importante é ter a certeza de que está fazendo uma boa escolha e de que poderá contar com o programa Minha Casa Minha Vida para concretizar seu sonho.

Já sabe como comprar o apartamento dos seus sonhos ou ficou com alguma dúvida? Fale com a gente aqui nos comentários!