Imóvel novo ou usado: qual a melhor opção?

Decidir por um imóvel novo ou usado pode parecer complicado, mas existem certos aspectos de cada opção que devem ser analisados para fazer essa escolha de forma consciente.

Os dois tipos de imóvel apresentam vantagens. Entretanto, é preciso entendê-las a fundo para colocar no papel e ver qual será a opção mais vantajosa para você.

No texto de hoje, falaremos um pouco sobre os itens que devem ser avaliados quando compramos um imóvel e mostraremos as diferenças entre os novos e os usados. Continue a leitura e entenda qual opção é a ideal para você e sua família!

Localização dos imóveis

É comum ouvir falar que a localização dos imóveis usados será sempre melhor. No entanto, muitos empreendimentos novos vêm sendo construídos em bairros estratégicos e centrais, fazendo com que a localização deixe de ser uma vantagem somente do usado.

Algumas construtoras também têm buscado regiões mais silenciosas e periféricas, com terrenos maiores que permitem amplas áreas de lazer. Vale a pena estudar essas opções para conseguir um valor mais interessante!

Adaptação às necessidades atuais

Muitos hábitos mudaram nos últimos anos, o que pode ter deixado os imóveis usados um pouco defasados. Utilizamos vários aparelhos ao mesmo tempo, precisamos de um número maior de tomadas (no novo padrão brasileiro) em todos os cômodos e de imóveis mais práticos e integrados.

Enquanto um imóvel novo poderá oferecer todas essas vantagens, um usado várias vezes exigirá uma reforma da parte elétrica e hidráulica, o que poderá ser caro e desgastante.

O lazer no imóvel novo ou usado

Antigamente não existia uma preocupação tão grande com a área comum dos empreendimentos, já que os moradores preferiam frequentar clubes, parques e praças públicas para lazer. Isso acabou se tornando um problema graças à falta de segurança e ao trânsito constante nas cidades.

Atualmente, as construtoras investem em itens de lazer interessantes para todas as idades, tornando possível se divertir sem sair do empreendimento, de forma prática e segura. Como os empreendimentos novos têm mais unidades, o condomínio continua com preço mais acessível do que nos imóveis antigos.

Qual é o mais econômico?

Comprar um imóvel usado pode ser mais barato que um imóvel novo, já que empreendimentos mais antigos já terão sofrido desvalorização. Todavia, é necessário avaliar a questão do preço mais a fundo para não optar pelo “barato que sai caro”. Vejamos alguns pontos para se considerar:

Reformas

Normalmente, será necessário fazer reformas para consertar itens como piso e pintura, atualizar a decoração ou mesmo para adaptar o imóvel às suas necessidades, o que exigirá um investimento significativo e tornará o imóvel mais caro.

Forma de pagamento

Ao se comprar um imóvel novo, a construtora poderá facilitar a forma de pagamento ao permitir o uso de programas sociais e financiamentos.

Considerando esses itens, o imóvel novo pode se tornar mais interessante do que o usado, já que não exigirá outros gastos iniciais e poderá ser pago de maneira mais suave.

Vale a pena comprar na planta?

Apesar do imóvel usado ter o metro quadrado mais barato quando está pronto, o mais vantajoso é comprar imóveis na planta. O preço do imóvel antes de ser construído será sempre mais em conta, já que você está comprando com antecedência e auxiliando a construtora a viabilizar aquele empreendimento.

Além disso, ao comprar um imóvel na planta, certas construtoras permitem que você decida pelo acabamento e também pela planta em si, escolhendo o número de quartos ou o formato da cozinha e da sala, por exemplo. Também será possível escolher o andar e a posição (frente ou fundos) do imóvel.

Podemos concluir então que, apesar do imóvel usado também apresentar vantagens, o imóvel novo terá uma melhor relação entre custo e benefício, já que será mais atual, terá mais itens de lazer, mais vagas e apresentará pagamento mais facilitado. Além disso, imagine a sensação de saber que a sua família será a primeira a morar naquele imóvel?

E aí, conseguiu decidir o que é mais vantajoso em comprar um imóvel novo ou usado? Deixe seu comentário no post e conte sua opinião pra gente!