É possível comprar um apartamento ganhando pouco?

O sonho de adquirir um apartamento, ter a moradia própria e sair do aluguel está no topo da lista da maioria das pessoas. Infelizmente, isso nem sempre é algo fácil realizar: uma série de fatores podem comprometer o alcance desse objetivo, e entre eles estão as limitações financeiras. Afinal, será que é possível comprar um apartamento ganhado pouco?

Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas sobre finanças pessoais, tipos de financiamentos e a possibilidade de adquirir um apartamento através do Minha Casa Minha Vida. Continue a leitura e saiba mais!

Organize as finanças pessoais

O primeiro passo para qualquer negócio ou investimento é o planejamento financeiro. Se você não sabe para onde está indo o seu dinheiro, dificilmente conseguirá se organizar e atingir seus objetivos.

Faça uma análise detalhada de todos os gastos e invista um tempo para organizar as finanças. Que tal listar todas as informações sobre sua vida financeira e encontrar meios de economizar naquilo que for possível?

Divida o planejamento em custos fixos (água, luz, aluguel e alimentação), gastos possíveis (imprevistos) e gastos desnecessários. Somente assim, você irá descobrir onde é possível economizar e ter controle sobre as finanças.

Procure bons investimentos

Os investimentos devem fazer parte de uma rotina de custos. Assim, na lista acima, você deve fazer sobrar um montante para investir. Isso quer dizer que antes mesmo de distribuir o dinheiro para pagar contas deverá separar um montante para investir.

Além de criar o hábito de poupar, você terá a certeza de que conseguirá arcar com a parcela do financiamento do imóvel e terá o dinheiro rendendo.

Pense no futuro

Pensar no futuro significa dizer que você criará meios de ganhar mais e pensará na valorização do apartamento. Se conseguir esse investimento, mesmo ganhando pouco, imagine quando aumentar a renda e as parcelas diminuírem percentualmente, dependendo do tipo de amortização de parcelas.

Conheça os de tipos de financiamentos

Procure se informar nos bancos e programas de habitação os tipos de financiamento que se encaixam na sua faixa de renda. Pode ter certeza que o gerente irá procurar um financiamento que se encaixe na sua faixa de renda.

O valor disponibilizado vai depender da capacidade do contratante arcar com o valor das parcelas. Entretanto, nada impede que você consiga comprar um apartamento ganhando pouco.

Entenda o Programa Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do governo federal, é uma ótima possibilidade para pessoas que ganham pouco comprarem um apartamento.

O MCMV, como é conhecido, possui diversas faixas de renda que vão desde baixa renda (para quem ganha até 1,8 mil), passando pelas faixas intermediárias (renda mensal de 1,8 a 6,5 mil) até a faixa máxima que vai até 9 mil.

Mesmo quem ganha pouco pode se enquadrar na faixa que atende a população de baixa renda. Se preferir, você poderá fazer uma simulação para entender melhor.

Lembre-se: é possível utilizar o FGTS para financiamento imobiliário, o que aumenta as chances de obter sucesso.

O certo é que antes de pensar em financiamentos ou investimentos é preciso planejar, pois essa é a base de tudo. Assim, basta seguir esse planejamento e construir um pequeno patrimônio caso aconteça algum imprevisto. Estas são dicas básicas que provam que é possível comprar um apartamento ganhando pouco. Por isso, não desista deste sonho.

Gostou dessas dicas e quer entender mais sobre o mercado de imóveis e financiamentos? Assine nossa newsletter e conteúdos atualizados diretamente no seu e-mail!