Do seu jeito: 5 dicas de decoração de apartamentos pequenos

É cada vez mais comum no mercado imobiliário a procura por apartamentos menores. Além do custo benefício de um imóvel desses ser melhor, o perfil dos moradores mudou: jovens, solteiros, estudantes, profissionais liberais ou aposentados, todos estão em busca de um cantinho para chamar de seu.

A decoração de apartamentos pequenos pode parecer um desafio à primeira vista, mas é possível deixar o seu lar organizado, funcional e cheio de estilo com planejamento e muita originalidade.

Pensando nesses espaços reduzidos, seguem algumas dicas para aproveitar melhor o espaço. Confira!

1.  Escolha as cores claras

O branco e todas as suas variações, como o off white, cinzas claros e tons pasteis, deixam os espaços mais amplos e iluminados. Se você não abre mão de tons fortes, eleja uma única parede para pintar com a sua cor favorita.

Outra sugestão é apostar em acessórios e adornos estampados. Isso vale também para os móveis e eletrodomésticos.

2. Prefira móveis mais simples

Os móveis e demais elementos decorativos devem ter linhas simples, com funcionalidade e originalidade. É muito mais fácil acertar com móveis baixos como racks e sofás retos do que com estantes e móveis rebuscados e grandes.

Prateleiras e nichos podem ser usados para organizar livros, adornos e eletrodomésticos, aproveitando assim, a verticalidade do apartamento.

3. Decore os apartamentos pequenos com espelhos

Espelhos instalados em paredes na altura do pé-direito do apartamento passam a sensação de amplitude e profundidade. Além disso, são itens decorativos muito charmosos e funcionais.

4. Organize com simplicidade

Setorizar os espaços em um apartamento pequeno é imprescindível. Para evitar a bagunça pela sala, organize de forma simples a entrada da casa com ganchos e pequenos aparadores ou bancos para colocar casacos, chaves, guarda-chuvas e correspondências.

O mesmo ambiente pode e deve ter várias funções. Por exemplo, a sala de jantar pode ser integrada ao espaço de entretenimento com o sofá e a televisão. Da mesma forma, o quarto também pode ter uma bancada para estudos. Essas soluções melhoram o aproveitamento de cada espaço do apartamento.

5. Fuja da monotonia

Não é porque o apartamento é pequeno que ele não deva ter personalidade. Uma peça de família, como um quadro ou uma poltrona, podem ser o ponto de destaque de algum ambiente. Pôsteres com frases divertidas ou referências de cinema ou letras de música também são bem-vindos. Lembranças de viagens e fotos pessoais dão um toque original.

Outra opção é reformar aquela banqueta ou pufe que estão mais usados. Use tecidos diferentes ou uma pintura nova. O importante é ter bom senso e ousadia.

Agora, coloque em prática as dicas com planejamento e bom humor. Os pequenos apartamentos são ótimos desafios para quem deseja morar bem com qualidade e conforto.

Como você viu, não é preciso gastar muito para ter uma casa adequada: a decoração de apartamentos pequenos pode e dever ser feita aos poucos, no seu tempo e com a sua personalidade!

A grande sacada aqui é se descobrir em cada cantinho do seu lar na hora de criar e decorar. Gostou do conteúdo? Então aproveite as nossas dicas e deixe um comentário contando a sua experiência!