como encontrar um condomínio seguro

Se você está pensando em sair do aluguel e comprar um imóvel, é importante tomar alguns cuidados no processo. Além das características do imóvel em si, o cuidado com o condomínio é fundamental.

Para começar, escolher um imóvel dentro de um condomínio é, sem dúvidas, uma das alternativas mais seguras.

No entanto, é preciso que você avalie o condomínio e descubra se ele realmente oferece toda a segurança e tranquilidade que você e sua família precisam.

Pensando nisso, decidimos criar um artigo sobre o tema.

Continue a leitura.

Por que é importante encontrar um condomínio seguro?

Como dito anteriormente, optar por um imóvel dentro de um condomínio é o primeiro passo para aumentar a segurança da sua família.

O condomínio seguro irá garantir que sua família tenha tranquilidade no dia a dia. 

Nesses espaços, é comum que tenha:

  • portaria 24h;
  • controle de visitantes;
  • câmeras de segurança; e muito mais.

É importante que você lembre que a compra de um imóvel é um altíssimo investimento, e por isso é preciso que seja bem pensada e leve em consideração todos os detalhes que são de suma importância para você e seus familiares.

O que considerar na busca por um condomínio?

como encontrar um condomínio seguro

Que o condomínio é uma opção mais segura, nós já sabemos.

Acontece que os condomínios variam de acordo com as suas especificidades, e cada um deles possui características que podem, ou não, entregar aquilo que você precisa.

Por isso, é importante que você se atente aos seguintes detalhes:

Localização

O primeiro detalhe fundamental é avaliar a localização do imóvel. Veja se ele está em uma região segura ou se, de alguma forma, está em uma região mais perigosa.

Além disso, quando for escolher a localização do imóvel, lembre-se de considerar a sua rotina: o local que você trabalha, estuda e a proximidade com os lugares que você considera essenciais.

Visite o imóvel em diferentes horários do dia

Para encontrar o imóvel ideal, seja ele em um condomínio seguro ou não, visite o local em diferentes horários do dia.

Isso vai te ajudar a ver como é a movimentação naquela região, se há barulho à noite, se existe um grande trânsito de pessoas, etc.

Não se esqueça de conferir se a vizinhança é bem iluminada.

Avalie a vizinhança

Um detalhe que pode fazer a diferença é avaliar a vizinhança. Nesse momento, observe se trata-se de uma região com muitas medidas de segurança: casas com câmeras, cercas elétricas, etc.

Observe também como são os estabelecimentos.

Se possível, converse com as pessoas e veja o que elas dizem a respeito daquela região.

Avalie o condomínio

Por fim, avalie o condomínio de acordo com as suas necessidades. Pontue tudo aquilo que é indispensável para você e sua família e procure por opções que oferecem essas alternativas.

Dentre as possibilidades, certifique-se de que há:

  • portaria 24h;
  • sistema de segurança;
  • playground;
  • área de lazer; etc.

Tudo isso irá ajudar a ter uma rotina muito mais tranquila e com segurança.Está planejando a compra do imóvel para sair do aluguel? Confira nossas dicas no artigo Planejamento financeiro familiar: 5 passos para comprar o primeiro imóvel.