Comprar um apartamento ou construir no lote dos pais: o que é melhor?

Ter um imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros, principalmente os recém-casados. Para quem está em vias de concretizar esse grande plano, surge o questionamento: comprar um apartamento ou construir no lote dos pais?

Pensando nisso, preparamos um post em que discutiremos as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções. Fique com a gente e confira!

Construir no lote dos pais

É muito comum os pais se disporem a ajudar no início da vida de seus filhos que acabaram de se casar. Nesse sentido, muitos oferecem seus lotes para que seus filhos construam uma casa e iniciem sua vida.

Contudo, seria essa uma boa opção? Vejamos algumas vantagens e desvantagens:

Economia do valor do lote

Obviamente, o primeiro aspecto a ser considerado é a economia. Com o lote garantido, o custo giraria em torno exclusivamente da construção do novo imóvel. Dessa maneira, o custo será bem menor do que se for comparado ao de um apartamento pronto.

Customização

Outro ponto a favor é a customização. Construir uma casa do zero permite pensar em todos os detalhes e personalizar o ambiente exatamente do jeito que se imaginou: desde a voltagem das tomadas até a altura das janelas, desde a largura das portas até a disposição dos cômodos.

Falta de privacidade

Querendo ou não, ceder um lote coloca os pais em uma posição de cobrança: eles se sentirão no direito de se fazerem presentes quando quiserem, cobrar satisfações ou se intrometer na vida do casal — o que implicará em falta de privacidade.

Dificuldade de vender futuramente

Construir uma casa no lote dos pais pode fazer com que haja dificuldades para vender o imóvel no futuro. Isso porque, mesmo que o investimento seja dos filhos, o lote ainda não é deles, o que pode gerar desacordos e conflitos em negociações futuras.

Comprar um apartamento

A segunda opção é comprar um apartamento pronto, o que também implica em algumas considerações e apresenta pontos positivos e pontos negativos. Confira alguns deles:

Maior facilidade

Uma das maiores vantagens de se comprar um imóvel pronto é a rapidez e facilidade. Isso porque construir exige muito tempo e paciência: é preciso acompanhar de perto, gerenciar os imprevistos, comprar os materiais, entre tantos outros afazeres. Além disso, também haverá a agilidade nas mudanças. Afinal, assim que assinar o contrato já é possível se mudar!

Privacidade do casal

Comprar um apartamento pronto faz com que o casal tenha toda a liberdade que desejarem e adquiram um local a sua maneira, sem muitas limitações.

Assim, o casal poderá desfrutar de uma privacidade maior e não precisará se preocupar em dar satisfação para os pais. Isso sem falar na soberania e na autonomia de não ter que depender de ninguém, podendo fazer o que bem entenderem.

Maior custo

Comprar um apartamento pronto muito provavelmente sairá mais caro do que construir no lote dos pais. Por outro lado, apesar de demandar um maior aporte financeiro, o imóvel constituirá um patrimônio do casal e, acima de tudo, um investimento. Ademais, também será mais fácil de vender o apartamento futuramente, afinal, não envolverá fatores familiares.

A partir desse comparativo, com certeza ficou mais claro quais são os prós e contras de comprar um apartamento ou construir no lote dos pais.

Gostou do nosso texto? Está com dúvida entre comprar um apartamento ou construir no lote dos pais? Então por que não deixa um comentário? Queremos ouvir o que tem a dizer!