Como valorizar meu apartamento? Confira 6 dicas!

Como valorizar meu apartamento? Confira 6 dicas!

Uma das principais vantagens de comprar um imóvel é o fato de que eles podem valorizar com o tempo. Existem, inclusive, pessoas que investem em imóveis em mau estado de conservação e, sabendo como valorizar o apartamento, conseguem lucrar muito com a venda.

Quer saber quais mudanças podem influenciar no preço do imóvel? Confira nossas 6 dicas para não desperdiçar dinheiro nesse momento e valorizar seu apartamento ao máximo!

1. Invista na iluminação

Um local bem iluminado com certeza vai se destacar em relação a outros nos quais a iluminação é precária. Como em apartamentos é preciso ter muito cuidado no momento de mexer na estrutura e na fachada, é essencial a contratação de um profissional habilitado.

Além disso, é importante verificar as normas, pois o Código Civil impede os condôminos de alterar as fachadas, seja na forma ou na cor. O mesmo vale para as partes e esquadrarias externas. Uma conversa com o síndico pode esclarecer esses pontos.

Caso não haja a possibilidade de aumentar as fontes de luz natural do imóvel, uma forma simples de deixar seu apartamento mais iluminado é trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led ou eletrônicas, que aumentam a relação custo-benefício, gerando economia e um consumo consciente.

2. Escolha o melhor tipo de piso

Escolher um bom piso pode ser muito importante para valorizar o apartamento. Os pisos vinílicos, por exemplo, imitam madeira e não são tão caros. Também não são escorregadios e abafam os sons, tornando-se uma excelente opção para apartamentos.

Agora, se você puder fazer um investimento maior, escolha piso de madeira. Ele apresenta longa durabilidade e pode voltar a ter aspecto de novo muitas vezes, por meio de tratamento e rejuvenescimento, proporcionando elegância ao local.

O porcelanato é uma opção para quem quer economizar ou juntar dinheiro para investir em outro aspecto do apartamento, pois também possui longa durabilidade, é versátil e pode ser usado na cozinha e no banheiro.

3. Utilize sempre cores neutras

Quando for pintar os ambientes, prefira cores neutras, pois tons marcantes podem incomodar algumas pessoas. Além disso, é mais fácil compor a decoração, deixando as cores fortes para os objetos que serão dispostos no apartamento.

4. Aposte em espelhos para ampliar o ambiente

Um espelho no local adequado confere uma sensação de amplitude ao ambiente. No banheiro, por exemplo, utilizar um espelho que ocupe o espaço entre o teto e a pia pode fazer com que o cômodo pareça bem maior. Na sala e no quarto é possível fazer uma parede espelhada, obtendo um ambiente mais sofisticado.

5. Tenha cuidado com a limpeza e a organização

Algumas pessoas acreditam que a limpeza mais pesada precisa ser feita apenas no dia da visitação, porém se você tomar algumas atitudes simples é possível evitar muitos inconvenientes.

Se houver animais no apartamento, cuide para que todos os cheiros desagradáveis sejam eliminados com produtos próprios para esse fim. Também evite fumar no interior do local, pois o cheiro do cigarro tente a ficar impregnado.

Quando chegar o dia da visitação, certifique-se que a limpeza foi feita minuciosamente. Há casos de compradores que nem chegam a conhecer o restante do imóvel ao perceber que um cômodo está sujo.

A organização também deve ser realizada com cuidado. Deixe o mínimo possível de quadros e outros acessórios de decoração em cima de móveis, pois, em excesso, esses objetos podem passar a impressão de que o apartamento é pequeno.

6. Realize manutenções preventivas

As manutenções preventivas são muito importantes para evitar sobrecargas ou entupimentos e vazamentos, afinal, já pensou preparar o apartamento todo e depois ter de lidar com danos nos revestimentos recém-trocados ou com problemas em equipamentos elétricos? Como diz o ditado: “é melhor prevenir que remediar”.

Gostou das nossas dicas para valorizar o apartamento e quer continuar acompanhando outras informações sobre o mercado imobiliário? Assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você