10 benefícios de morar em condomínio fechado

10 benefícios de morar em condomínio fechado

Quando alguém procura pela residência ideal, pensa em vários fatores: segurança, tranquilidade, privacidade. É difícil encontrar um local em que tudo isso é oferecido, mas saiba que esses são benefícios de morar em condomínio fechado. Esse tipo de empreendimento se tornou muito popular no Brasil há algumas décadas e é o sonho de muita gente.

Para entender porque ele é tão cobiçado, é interessante entender sua configuração, que não se confunde com o loteamento fechado, por exemplo. Após essa compreensão, você pode ver 10 benefícios de morar em condomínio fechado. Confira!

O que é condomínio fechado?

O que é condomínio fechado?

O condomínio fechado é um tipo de condomínio em que há compra de fração ideal, que inclui a área de uso privativo e a área de uso comum. Você pode estar pensando que não há diferença para os condomínios em edifícios em plena cidade, certo? Neste ponto, realmente não há. 

Até por isso, também há obrigatoriedade de pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), salvo casos de isenção. O tributo municipal é pago por qualquer pessoa que tenha a propriedade, a posse ou o domínio útil de um imóvel localizado em extensão urbana. Da mesma forma, o pagamento é feito por fração ideal de área privativa e comum.

Então a diferença é que o condomínio fechado é composto por casas? Não. Nem sempre. Há condomínios fechados de casas, mas há aqueles que também tem prédios. 

A diferença é o espaço do condomínio. Em geral, ele fica mais afastado de regiões centrais da cidade e possuem espaços de lazer, área verde e ruas de acesso. É semelhante a um bairro muito arborizado, mas um bairro que é propriedade de algumas pessoas apenas. Ou seja, as áreas internas dentro do condomínio não são públicas. Elas são privadas e de responsabilidade dos condôminos, que devem pagar as taxas condominiais.

Essas taxas, como em qualquer condomínio, se destinam a cobrir as despesas ordinárias, como funcionários, água, iluminação, segurança, e outros gastos corriqueiros.

Condomínio fechado x loteamento fechado

Antes de falar dos benefícios de morar em condomínio fechado, é importante destacar a diferença entre esse empreendimento e o loteamento fechado. Essa dúvida é muito comum, porque há certa semelhança entre eles. 

Muitos loteamentos fechados se parecem com a estrutura do condomínio fechado, pois colocam uma portaria na entrada. Mas o loteamento é regido pela Lei nº 6.766/79. E no que ele consiste? Em uma área maior (gleba) subdividida em áreas menores (lotes), com abertura de vias. O perímetro é cercado ou murado.

Veja a seguir outras características de um loteamento:

  • Suas ruas são de domínio público;
  • No loteamento, compra-se a área referente ao lote;
  • Um loteamento fechado só existe após ser autorizado pela prefeitura do município, que pode revogar a autorização a qualquer momento;
  • A estrutura de ruas (sistema viário) é de domínio público (responsabilidade da prefeitura). Não se pode proibir o acesso da população em geral, apenas realizar um controle de circulação (apresentação de documentos na portaria); 
  • É comum que exista uma associação (semelhante à associação de bairro) responsável pela manutenção do sistema viário no loteamento, caso em que há pagamento de uma taxa, pelos moradores. Porém, o proprietário do lote não pode ser obrigado a se filiar à associação.

Em caso de dúvida, consulte o registro no cartório. Na certidão do imóvel, deve constar a característica como loteamento ou condomínio fechado.

Estabelecido o conceito, é hora de ver os benefícios de morar em condomínio fechado.

Quais os benefícios de morar em condomínio fechado?

Quais os benefícios de morar em condomínio fechado?

Podemos apontar 10 principais benefícios de morar em condomínio fechado. Veja a seguir.

Privacidade

Já pensou como é desfrutar da paz de não ter vendedores e outras pessoas tocando seu interfone a todo o momento? A privacidade é um dos benefícios de morar em condomínio fechado mais valiosos, sem dúvida. Inclusive, em alguns estatutos, há proibição de interferência de ideologia religiosa ou política nas áreas comuns ou privativas.

Visitas inesperadas ou pessoas batendo à sua porta para falar sobre assuntos diversos não tem vez em um condomínio fechado. A não ser que você autorize, pois qualquer visitante, a qualquer hora do dia, deve ser anunciado pelo porteiro. Isso te dá a possibilidade de recusar a entrada de certas pessoas, mantendo sua privacidade intacta (além da segurança, sobre a qual falaremos adiante).

“Mas não perco a privacidade com o fato de minha casa não ter muro e ter a frente aberta”? De certa forma, sim. Mas lembre que apenas moradores e visitantes autorizados têm acesso ao condomínio. Seria diferente se você tivesse uma casa sem muro no meio da cidade.

Muitas pessoas fazem a opção por ter uma casa em condomínio fechado para não se expor e manter a vida privada bem guardada. E essa é uma escolha muito válida. 

Menos barulho

Se você nunca conheceu alguém que tem enorme dificuldade para dormir na cidade, devido ao barulho próprio do local, ainda conhecerá. Seja o vizinho do edifício ou da casa ao lado, os problemas de desrespeito à Lei do Silêncio são muito comuns. E aqui fica um lembrete: essa lei vale durante todo o dia. A diferença está nos limites de decibéis tolerados em cada hora, sendo que entre 22 horas e 6 horas, o limite é mais baixo (você pode até fazer barulho, mas bem pouquinho).

Ter menos barulho em sua rotina é um dos grandes benefícios de morar em condomínio fechado. Além de ter um regimento interno com sanções para quem descumpre a lei do silêncio, quando se trata de casas, elas costumam ser afastadas uma das outras. Isso é ainda mais positivo.

Maior segurança

Outro dos maiores benefícios de morar em condomínio fechado é a maior segurança. O desejo de qualquer pessoa é morar em um local com portaria 24 horas, cerca elétrica, monitoramento por câmeras, biometria e ronda motorizada diurna e noturna, e controle de visitantes. Em um condomínio fechado, seja de casas ou de apartamentos em edifícios, isso é bastante comum. 

Esses itens de segurança instalados não asseguram 100% de eficiência, mas minimizam os riscos. Certamente, problemas ocorrerão neste sentido, mas, mesmo quando ocorrem, a identificação e a solução é mais fácil.

Outro fator que credencia a segurança a ser um dos grandes benefícios de morar em condomínio fechado é o espaço limitado. Neste local, os proprietários têm mais chances de se conhecerem, porque não são milhares, como nas cidades. Caso alguém perceba um potencial incidente com estranhos, é mais fácil notificar a portaria para agir.

Além das tecnologias seguras e do conhecimento mútuo, o controle da portaria é extremamente rígido. Mesmo em locais onde há muitas casas em construção, com entrada e saída de materiais e prestadores de serviços, é possível minimizar as chances de ocorrer furto e outros incidentes. Esse controle demanda identificação de qualquer pessoa ou veículo que ingresse no local. 

Vale destacar que alguns condomínios possuem uma vasta equipe de segurança treinada para fazer a ronda frequente no dia a dia. É mais um dos benefícios de morar em condomínio fechado

Com tanta rigidez e estrutura, pessoas mal intencionadas preferem passar longe deste tipo de empreendimento.

Estrutura de lazer e facilidades em casa

Estrutura de lazer e facilidades em casa

Nos últimos anos, vimos aparecer no Brasil as estruturas de condomínio-clube. Eles possuem grande estrutura de lazer e facilidades para seus moradores. Que tal usufruir isso em um espaço que possui, além da estrutura, outras vantagens? É um dos benefícios de morar em condomínio fechado.

A estrutura de lazer e facilidades em um condomínio fechado é enorme. Ela pode envolver desde piscinas (aquecida ou não, fechada ou aberta, ou ainda todas), academia, espaço kids e brinquedoteca, salão de festas, sala de cinema, área gourmet com churrasqueira, sauna, quadras poliesportivas, quadras de tênis, e extensa área verde (excelente para caminhadas e corridas).

Mas não pára por aí. Dentre os benefícios de morar em condomínio fechado, estão facilidades como escola e mercado. Existem locais até mesmo com área empresarial, hotéis e faculdades.

Ter tudo isso à disposição significa mais conforto em qualquer hora do dia, mesmo aos finais de semana. Se você deseja descansar no sábado, mas precisa aproveitar as horas para fazer compras, será muito mais fácil. 

E uma observação interessante: os benefícios de morar em condomínio fechado são voltados para qualquer público, desde pessoas solteiras a famílias com idosos. Afinal, o condomínio se mostra um local bem completo.

Vida em comunidade

Muito se questiona se, mesmo diante de tantos benefícios de morar em condomínio fechado, vale a pena se “isolar” do resto da cidade. Há chefes de família que se preocupam com o fato de que seus filhos ficarão restritos aquele espaço, o que prejudicaria sua socialização.

Na verdade, existe uma vida em comunidade neste tipo de empreendimento. Da mesma forma que os moradores do prédio têm oportunidade de se relacionarem pela proximidade das unidades, os condôminos em espaço fechado também podem desenvolver laços. 

Compartilhar o mesmo espaço e alguns interesses é muito positivo para o senso de comunidade. É uma grande satisfação fazer parte de um grupo de pessoas com o qual você se identifique. E isso é possível no condomínio fechado. 

Os espaços comuns, especialmente os de lazer, são propícios para criar e estreitar vínculos. Há locais em que moradores se juntam para trazer um profissional de fora, quando não existe oferta dentro do próprio condomínio. Uma aula de pilates ou de dança, por exemplo. 

Esses pequenos encontros são ótimas oportunidades para fazer novos amigos. Até as famosas assembleias de condôminos servem para o mesmo objetivo. E quando as pessoas têm esse senso de comunidade e se conhecem, a comunicação e a interação é mais fácil, principalmente em momentos mais delicados.

Espaço para crianças

Quando se fala de benefícios de morar em condomínio fechado, a primeira coisa que vêm à cabeça de muita gente é ter bastante espaço para crianças. De fato, elas são privilegiadas nestes locais, que contam com uma grande estrutura de lazer, interação com outras crianças e muitas oportunidades de desenvolvimento social. 

Além do parquinho, espaço kid e brinquedoteca, elas podem realizar atividades ao ar livre, já que a área verde costuma ser generosa nos condomínios fechados. Outro ponto positivo é que elas podem ter maior liberdade, já que a segurança também é maior. 

Estilo de moradia pessoal

Estilo de moradia pessoal

Existe um condomínio fechado para cada tipo de pessoa. E um dos benefícios de morar em condomínio fechado é poder encontrar seu estilo de moradia. 

Você já reparou que alguns condomínios possuem casas padronizadas, variando entre dois ou três modelos? Ela são entregues prontas e vendidas desta forma para os interessados. No entanto, os condomínios de maior sucesso são aqueles que vendem os terrenos aos interessados, e os proprietários constroem sua casa conforme seu estilo. Neste caso, existe um estatuto que define alguns fatores importantes, como altura de muro, metragem mínima, frente aberta, jardim na frente da casa, e outros.

Em regra, quanto maior o terreno, mais alto padrão ele tende a ser.

Qualidade de vida

Privacidade, silêncio, segurança, boa infraestrutura, vida social. Some todos esses benefícios de morar em condomínio fechado e encontre uma alta qualidade de vida. Esse desejo comum é facilmente alcançado neste tipo de empreendimento por tudo que já falamos.

As facilidades que ele pode proporcionar possibilita a seus moradores direcionar melhor o tempo a criar uma rotina mais leve e gostosa. Mesmo que muitas pessoas trabalhem em grandes centros, enfrentando trânsito pesado e estresse da cidade, ao chegar em casa, as possibilidades de relaxamento são inúmeras. Se algo não foi bem durante o dia, pelo menos se tem a chance de terminar o dia de uma forma mais satisfatória. 

Sem contar que pequenas necessidades podem ser resolvidas naquele local, o que evita o trânsito e/ou o tempo de deslocamento para atividades como academia, escola, prática de esportes. Com mais tempo livre, é possível passar mais momentos com a família ou direcioná-lo projetos pessoais. 

Praticidade

Dentre os benefícios de morar em condomínio fechado, a praticidade é uma delas. Como citamos anteriormente, a possibilidade de usufruir diariamente de uma estrutura de lazer e facilidades otimiza o tempo dos moradores, que podem realizar inúmeras atividades dentro de sua própria “casa”. 

Além desse ponto, alguns condomínios contam com vantagens adicionais que aumentam a praticidade. Já pensou não ter que realizar orçamentos diversos sempre que há necessidade de realizar manutenção em alguma das instalações de sua unidade privativa? Em alguns locais, essa não é uma preocupação do condômino. 

Existem condomínio que contratam não somente os funcionários para cuidar da segurança e da limpeza da estrutura comum, mas também para realizar manutenção preventiva nas instalações privadas e reparos, quando eles se tornam necessários.

Claro que essa praticidade tem um custo a mais, porém, como ele é dividido por todas as unidades do condomínio, ela sai muito em conta do que contratar tais serviços por conta própria.

Bom investimento

Assim como qualquer boa aquisição imobiliária, comprar uma casa ou um apartamento em condomínio fechado é um excelente investimento. Por serem bens cobiçados, podemos até considerar que possui boa liquidez no mercado. Mas o principal é que há ótima possibilidade de valorização. Basta que o condomínio se consolide e seja reconhecido pelos benefícios de morar em condomínio fechado. 

Quem não deseja usufruir dos benefícios de morar em condomínio fechado? Segurança, vida em comunidade, privacidade, praticidade e qualidade de vida estão no topo da lista de desejos de qualquer pessoa.Você já pensou na possibilidade? Um financiamento imobiliário pode ajudá-lo com isso! Veja um passo a passo sobre como ele funciona.

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você