Antes de comprar o primeiro imóvel: 5 cuidados fundamentais que você precisa ter

Antes de comprar o primeiro imóvel: 5 cuidados fundamentais que você precisa ter

Comprar o primeiro imóvel é um grande passo para muitas pessoas. A possibilidade de ter a casa própria, com toda a liberdade, tranquilidade e satisfação que isso proporciona, realmente é incrível. Com tanta empolgação, é comum deixar passar um ou outro cuidado.

O problema é que isso pode acabar trazendo muita dor de cabeça no futuro. Pensando em te ajudar, no texto de hoje falaremos sobre os 5 cuidados fundamentais que você precisa ter antes de adquirir seu primeiro imóvel. Continue a leitura e esteja preparado!

1. Verifique a valorização da casa

Antes de comprar o primeiro imóvel, é essencial analisar quanto de fato ele vale. Isso porque algumas características podem valorizar e desvalorizar o bem e, se você não tomar cuidado, pode acabar pagando mais caro do que deveria.

A metragem da casa, sua localização, o acabamento, a infraestrutura e a existência e quantidade de vagas na garagem são alguns dos fatores que precisam ser avaliados.

Quando for verificar a localização, não se esqueça de pesquisar se há comércios, hospitais e escolas próximos e como é o acesso ao transporte público.

2. Faça uma vistoria completa

Outro cuidado fundamental é a vistoria completa do imóvel. Quando ela é deixada de lado, o comprador pode se arrepender e acabar gastando (e muito) com reparos no futuro.

Fique atento a coisas como a instalação elétrica, a parte hidráulica e também as condições de conservação da casa. Tendo esses cuidados, é possível comprar o imóvel com muito mais segurança.

3. Olhe atentamente toda a documentação

A parte burocrática da compra de uma casa ou apartamento costuma ser negligenciada, de modo que algumas pessoas analisam a documentação somente de forma superficial. Esse é um grande erro, afinal, imóveis com problemas de documentação podem causar muitos problemas.

Para evitar que isso aconteça, você deve solicitar a certidão negativa de IPTU e os ônus reais, a matrícula atualizada, o “habite-se” e a promessa de compra e venda datada e assinada.

Além disso, peça para o vendedor as certidões negativas de CDN e INSS, além das ações cíveis e no cartório de protesto, as justiças municipais, estadual, do trabalho e federal e, por fim, a falência e concordata. Pode parecer trabalhoso analisar toda essa papelada, mas acredite, é importante.

4. Escolha uma empresa confiável para comprar seu primeiro imóvel

Se a compra de um imóvel é o seu sonho, por que você o colocaria nas mãos de qualquer empresa? Até mesmo porque esse cuidado já facilita outros, sendo um meio de assegurar que a documentação estará certa e o imóvel estará em boas condições.

Verifique há quanto tempo a empresa está no mercado, se ela é transparente nos serviços que oferece, qual a reputação que ela tem entre seus antigos clientes e também quais são as vantagens que ela pode te proporcionar.

5. Tenha a certeza de que consegue pagar o financiamento

Na empolgação de comprar uma boa casa ou apartamento, muitas pessoas acabam fazendo dívidas que não têm condições de pagar. Para que você consiga comprar um imóvel sem bagunçar as finanças, simule o seu financiamento. Assim, você poderá verificar o saldo já com a inclusão dos juros e poderá ter uma noção mais real de que consegue quitar a dívida.

A Caixa Econômica Federal conta com uma ferramenta muito útil, que pode te ajudar a verificar quais são as melhores opções de financiamento do seu primeiro imóvel. Ela faz uma classificação em faixas, de acordo com a renda familiar, e cada uma tem condições diferentes de financiamento.

Inclusive, este ano a Caixa divulgou novas regras, que alteraram algumas condições para faixa 1,5. Saiba se você está dentro dessa classificação!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você