4 dicas para escolher o tamanho do imóvel para sua família

4 dicas para escolher o tamanho do imóvel para sua família

O momento de procurar imóveis já é complexo e envolve uma enormidade de detalhes importantes. Além das questões financeiras e dos trâmites legais, há um item que sempre deve ser determinante na hora da decisão: o tamanho ideal de uma casa ou um apartamento.

Certamente, chegar a um consenso não é simples. Para tomar a melhor decisão, é preciso estar atento e considerar diversos fatores fundamentais. Quer descobrir quais são os principais deles? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Analise a quantidade de pessoas para identificar o tamanho do imóvel

O primeiro fator a ser considerado na hora de escolher o tamanho do imóvel para sua família é, logicamente, o número de pessoas que irão morar na propriedade. Com as grandes variações na configuração familiar que temos nos dias de hoje, analisar muito bem esse item é fundamental.

Para jovens casais que estão com foco na vida profissional e não pretendem ter filhos num futuro próximo, casas ou apartamentos de apenas um quarto e conceito amplo com cozinha americana são uma alternativa muito prática. Quem deseja contar investir em uma prole, ainda que não imediatamente, deve pensar em alguns cômodos extras.

No caso de filhos pequenos que dividem as acomodações sem maiores problemas atualmente, vale considerar que em algum tempo eles serão adolescentes e demandarão mais espaço e privacidade.

2. Verifique a presença de animais

A presença de animais é outro ponto importante na escolha do tamanho do imóvel, pois muitas pessoas não conseguem imaginar como seria a vida sem contar com os seus pets. Dependendo da espécie e do tipo, eles podem precisar de bastante espaço e até de alguns ambientes específicos, como quintais e gramados.

Cachorros pequenos geralmente ficam bem dentro de casa, mas raças maiores precisam correr e se exercitar. Já gatos são mais simples, pois costumam se adaptar bem mesmo em apartamentos menores e se distraem com brincadeiras mais facilmente

3. Considere se você trabalha em casa

Podemos ver, especialmente após a crise, um grande aumento no número de pessoas que trabalham em casa. Isso ocorre especialmente por conta da popularização da internet, que diminui distâncias e tornou possível entrar em contato, de forma rápida e barata, com praticamente qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo.

Se você pretende ter um home office, portanto, não se esqueça de considerar isso na hora de escolher o tamanho ideal de um imóvel para sua família. Um cômodo extra é uma grande pedida, pois possibilita mais privacidade e tranquilidade para desenvolver as atividades que você necessita. Já para quem trabalha com alimentos, uma cozinha ampla é essencial.

4. Avalie o seu estilo de vida

O seu estilo de vida — bem como o dos seus familiares — precisa entrar nessa equação. É essencial ponderar se vocês gostam de receber pessoas, fazer festas ou pequenas reuniões na propriedade antes de escolher o tamanho do imóvel para sua família.

Não para ser o anfitrião, por exemplo, sem uma sala ampla ou uma cozinha que comporte refeições mais robustas. Para quem gosta de dar churrascos, contar com um quintal amplo ou um condomínio que ofereça facilidades como espaçou gourmet ou churrasqueira é fundamental.

Agora que você conheceu as melhores dicas para escolher o tamanho ideal de um imóvel para sua família, que tal continuar se informando sobre o assunto? Confira agora o nosso artigo sobre o que é melhor: comprar ou alugar!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você