Comprar uma casa ou apartamento é uma decisão muito importante, que exige paciência e atenção. Por isso, um dos momentos críticos dessa busca é a hora de visitar um imóvel que aparentemente se encaixa no que você idealizou.
Neste post, nós separamos algumas dicas que te ajudarão a avaliá-lo e descobrir se ele realmente atenderá a todas as suas expectativas. Confira:
1. Visite o imóvel várias vezes
A primeira dica para quem está avaliando um imóvel é conter a euforia. Mesmo que na primeira visita você conclua que aquela é a casa dos seus sonhos, seja minucioso na avaliação.
O ideal é, antes de fechar o negócio, visitar o imóvel várias vezes, preferencialmente em dias e horários diferentes. Assim, você terá uma visão melhor de aspectos como o trânsito, a oferta de serviços e a segurança do bairro.
Também é possível, até mesmo, saber como o imóvel se comporta em um dia de chuva. Descobrir goteiras e ruas alagadas depois da mudança não seria agradável, não acha?
2. Analise a estrutura geral do imóvel
Você pode iniciar sua visita fazendo uma avaliação geral na estrutura do imóvel. Confira se a metragem está de acordo com o anunciado e se ela atende às suas necessidades.
Muitas vezes, o comprador idealiza a decoração ou organização dos móveis e só depois, na hora da mudança, descobre que não é possível montar o imóvel como imaginou.
3. Fique de olho nas partes elétrica e hidráulica
Esses são pontos que podem ser “mascarados” pelo vendedor no momento da visita, mas que tendem a trazer muita dor de cabeça depois. Por isso, verifique a disponibilidade de disjuntores para dar conta do seu consumo de energia.
Se o imóvel for mais antigo, considere o fato de que aparelhos eletrônicos modernos consomem mais energia e podem sobrecarregar a rede.
Também verifique se há pontos de umidade no imóvel, um sinal de infiltração. Acione torneiras e caixas de descarga para conferir se funcionam bem. Água amarelada pode indicar que a tubulação está enferrujada e que precisará de reparos em breve.
4. Verifique o condomínio
No caso de prédios e condomínios, é preciso ampliar a vistoria. Avalie as áreas comuns, como piscinas e estruturas de lazer. Não se esqueça de verificar a garagem, caso o imóvel possua uma vaga própria.
Também é importante considerar se você e sua família têm o perfil ideal para o imóvel. Por exemplo: sua família é jovem, com crianças, e o prédio abriga, em sua maioria, moradores idosos. Ou você procura um local sossegado para morar, mas ocorrem festas constantes no prédio. Será que vocês se sentirão a vontade morando nesses lugares?
Por fim, as normas do condomínio também precisa ser analisadas na hora de visitar um imóvel. Se você tem animais de estimação, verifique o que diz a convenção do condomínio sobre isso. Embora a lei permita os pets, as regras do prédio podem estabelecer limitações que vão lhe trazer aborrecimentos posteriores.
As dicas acima podem prevenir uma série de contratempos na hora de comprar o seu imóvel. E lembre-se: além de visitar o imóvel que você pretende adquirir, também é importante pesquisar a construtora ou empresa com a qual você está negociando e cercar-se de profissionais de sua confiança, especializados no mercado imobiliário.
Para ficar por dentro de tudo sobre compra e venda de imóveis, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!