Vale a pena financiar um imóvel na planta? Entenda aqui!

Vale a pena financiar um imóvel na planta? Entenda aqui!

Será que financiar um imóvel na planta é mesmo um bom negócio? Se você está se organizando para investir em um patrimônio e ter um lugar para chamar de seu, é possível que essa dúvida já tenha passado por sua cabeça.

Preparamos este artigo com o objetivo de ajudar você a encontrar uma resposta. Continue a leitura e saiba como funciona um financiamento do tipo, além de conhecer suas maiores vantagens. Confira!

O processo de entrega das chaves

Para começar, vamos entender a dinâmica do financiamento de um imóvel na planta. Podemos dividir o processo de compra em duas etapas: antes e depois da entrega das chaves.

Em um primeiro momento, o comprador deve pagar a entrada e as parcelas iniciais. O valor da entrada costuma ser mais alto, uma vez que o dinheiro é utilizado para subsidiar a construção. Como veremos mais adiante, a entrada mais alta pode se converter em um grande benefício no final das contas.

Não há cobrança de juros antes da entrega das chaves. Nas parcelas pagas durante o período incidirá apenas a correção monetária, quando for o caso.

Depois da entrega das chaves é contratado o financiamento propriamente dito. Quem compra um imóvel na planta costuma encontrar taxas e condições melhores. O valor financiado é menor, já que é abatido o que foi pago anteriormente. As prestações, consequentemente, serão mais baratas do que em um imóvel pronto.

Vantagens de financiar um imóvel na planta

Quem opta por um imóvel na planta conta com vantagens significativas. Confira algumas delas!

Instalações modernas

Uma das grandes vantagens de financiar um imóvel na planta é contar com um empreendimento moderno, com instalações alinhadas às exigências do mercado. As construções mais recentes contemplam o padrão de vida atual, apresentando uma melhor integração de espaços.

Outro benefício das instalações novas é a manutenção: como o imóvel estará novinho em folha, itens estruturais como partes hidráulicas, elétricas e o acabamento só precisarão de reparos após um bom tempo.

Valorização do patrimônio

Financiar um imóvel na planta pode representar a possibilidade de ganhos significativos. A valorização após o término da obra chega a 30% do valor pago. Tal variação se justifica: fatores como o risco e o tempo de espera contribuem para que o valor inicial seja mais barato.

Se você optar um bairro localizado em uma região com alta perspectiva de desenvolvimento, os ganhos podem ser ainda maiores. Vale a pena conferir a infraestrutura do local e os projetos de grandes empreendimentos para os próximos anos.

Facilidades na entrada

O valor de entrada, que costuma ser o Calcanhar de Aquiles de quem está se organizando para financiar, pode ser um grande atrativo a favor dos imóveis na planta. Embora o valor exigido seja, em via de regra, superior ao de um imóvel pronto, é possível diluir o valor até a entrega das chaves.

De quebra, a possibilidade de pagar uma entrada maior traz outro grande benefício: o valor total do financiamento e, consequentemente, as taxas de juros, são menores.

Planejamento

O prazo para a entrega das chaves permite um melhor planejamento. Os imóveis na planta são escolhidos por jovens casais que precisam de tempo para organizar o casamento e a mudança.

É possível planejar também a personalização do ambiente, o que não ocorre com tanta facilidade em um imóvel pronto. Desde que respeitadas as opções oferecidas pela construtora, você pode escolher desde o piso e os azulejos até a instalação de bancadas e pequenas mudanças no projeto.

Como vimos, existem várias vantagens em financiar um imóvel na planta. Coloque todos os itens na balança e tire suas próprias conclusões.

Queremos ajudar você a realizar o seu sonho! Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você