6 dicas para você começar a economizar dinheiro hoje mesmo!

6 dicas para você começar a economizar dinheiro hoje mesmo!

Se você está esperando pelo dia ideal para começar a economizar dinheiro, fique atento: esse dia é hoje! Tratando-se de reunir recursos, não se deve deixar para amanhã o que se pode (e deve) fazer agora. Afinal, uma boa quantia guardada serve de passaporte para grandes conquistas.

É hora de parar de desperdiçar tempo e partir em busca do seu crescimento financeiro. Nada de achar que seu orçamento não comporta mais nenhuma redução: sempre há como diminuir os gastos em prol de um futuro melhor — e é isso que você verá nas 6 dicas listadas neste post.

Quer descobrir a melhor forma de economizar e realizar seus projetos o quanto antes? Confira:

1. Economize no dia a dia

Para economizar dinheiro e desfrutar da satisfação de ver seu patrimônio começar a ganhar forma, é preciso colocar economia em cada atitude presente. Comece pelas coisas cotidianas, como substituir os lanches e refeições feitos fora pelos preparados em sua casa.

2. Diminua suas contas

Contas fixas, como de água, luz, telefone, internet, entre outras, podem ficar mais baratas ao se adotar um consumo racional. Essa maneira de consumir depende de disciplina e de adotar condutas simples, como as abaixo elencadas:

  • Só acender as luzes quando necessário;
  • Encurtar o tempo no chuveiro;
  • Reusar a água sempre que possível;
  • Racionalizar o uso de aparelhos que consomem muita eletricidade — como ar-condicionado, secadora de roupas, secador e “chapinha” para cabelos, forno elétrico, entre outros;
  • Fazer uma ampla pesquisa para descobrir os planos mais econômicos de telefonia e internet (fixa e celular) e aderir a eles.

3. Reveja seus gastos mensais

Muitas vezes, o que faz sentido em determinado contexto com o passar do tempo deixa de ser necessário. Assim, é importante rever os gastos do mês e identificar possíveis desperdícios — como a despesa com a academia, se você não a está frequentando, ou manter a assinatura da TV, no caso de mal haver tempo para assisti-la.

4. Aproveite o lazer gratuito

As opções de lazer pagas podem ser substituídas pelas gratuitas: há eventos assim de todos os tipos e para todos os gostos, basta pesquisar e escolher o que mais agrada. As alternativas incluem cinema, teatro, parques, mostras culturais e muitas mais.

5. Programe suas compras

Sair para ir ao supermercado deve ser uma ação programada. Você tem que saber do que precisa em casa e preparar uma lista com esses itens, para depois segui-la à risca. E dá para economizar mais ainda: ao fazer compras em lugares variados, aproveitar as melhores ofertas de cada um e experimentar trocar as marcas consagradas pelas com menos renome.

6. Adote estratégias econômicas

Há condutas que auxiliam bastante a reduzir gastos. Uma delas é evitar usar crédito, deixando de levar o cartão quando for às compras. Outra boa estratégia para economizar é tomar consciência das despesas “miúdas”.

Por serem diárias, elas acabam somando um valor significativo. Portanto, anotar cada uma delas ajuda a enxergar o peso que têm no orçamento, e é essencial para providenciar os devidos cortes.

Essas 6 dicas para economizar dinheiro são bem simples e fáceis de seguir. No entanto, por envolverem mudanças em seu padrão de consumo atual, elas exigem determinação: você precisa estar firme no propósito de guardar dinheiro. Para manter o foco, tenha sempre em mente suas metas e que cada ação o aproxima delas.

Quer aprender ainda mais sobre como conquistar seus objetivos? Descubra agora as 4 vantagens de comprar um imóvel durante a crise financeira!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você