Permite o uso de um subsídio do Governo Federal de até R$ 47 mil reais.
Programa Minha Casa Minha Vida
O programa Minha Casa Minha Vida foi criado pelo governo para ajudar as famílias brasileiras a conquistarem a casa própria.
Te ajudamos a simular o seu subsídio
Preencha os campos abaixo para fazer uma simulação e saber mais detalhes sobre prazos e condições.
Por que participar do programa Minha Casa Minha Vida?
As prestações do financiamento possuem uma condição especial, que garantem juros menores do que os comumente praticados no mercado.
Valores das prestações se assemelham aos valores das parcelas do aluguel.
Prazo de até 360 meses para quitar o imóvel.
Como funciona
Basicamente, o subsídio é uma concessão de dinheiro feita pelo Governo com a finalidade de tornar acessível a compra de imóveis, principalmente para famílias de baixa renda. Não se preocupe, você não precisa devolver esse dinheiro.
No caso do subsídio habitacional, o crédito pode ser utilizado exclusivamente para fins de aquisição de um bem imobiliário.
O subsídio é uma maneira de abater o valor do financiamento. Ou seja, deixar as parcelas menores. Por isso, é importante lembrar que ainda será necessário ter, pelo menos, 20% do valor total do imóvel para realizar a compra.
Os valores dos subsídios ofertados dependem de fatores como a renda bruta familiar, a região onde se localiza o imóvel financiado e o valor do imóvel adquirido.
O valor máximo subsidiado para cada faixa de renda é de:
Grupo 1
(Renda de até R$2.400,00)
Até R$ 47.500,00 de subsídio;
Grupo 2
(Renda entre R$2.400,01 e R$4.400,00)
Até R$ 29.000,00 de subsídio;
Grupo 3
(Renda entre R$4.400,01 e 8 mil);
Em função de as tavas de juros serem mais atrativas do que o mercado oferece, os subisídios são menores, mas não é possível estipular um valor máximo.
Quais são as faixas de renda?
Existem 3 faixas de renda que podem ser contempladas no programa Minha Casa Minha Vida. São elas:
Urbano
1Renda bruta familiar mensal até R$ 2,4 mil
Urbano
2Renda entre R$ 2,4 mil e R$ 4,4 mil
Urbano
3Renda entre R$ 4,4 mil e R$ 8 mil
Rural
1Renda bruta familiar anual até R$ 29 mil
Rural
2Renda anual entre R$ 29 mil e R$ 52,8 mil
Rural
3Renda bruta familiar anual entre R$ 52,8 mil e R$ 96 mil
*Tem prioridade no acesso ao programa as famílias em situação de risco e vulnerabilidade, as comandadas por mulheres e as compoestas por pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolecentes.
Medidas da Caixa Econômica Federal para você
Compre agora e só comece a pagar o financiamento em 6 meses!
Veja mais vantagens:
Prazo de carência de 180 dias para contratos de financiamentos de imóveis novos (Na carência, pagamento apenas do Seguro MIP, DFI e TA)
Pagamento parcial dos encargos por 90 dias
Liberação antecipada de até 2 parcelas na construção individual sem vistoria
Negociação de contratos em atraso de 61 dias a 180 dias, com incorporação de encargos e pausa concomitante
Para o cliente que utiliza a conta vinculada do FGTS para pagamento de parte da prestação, pausar a parcela não coberta pelo FGTS por 90 dias.
Pausa de 90 dias no pagamento das prestações
Ampliação do prazo de reserva orçamentária de 5 para 10 dias (prorrogável por mais 10 dias)
Flexibilização da atualização da certidão de ônus reais
Possibilidade de reavaliar por mais 60 dias as analises de risco de crédito a vencer
Prorrogação do laudo de avaliação de imóveis, a vencer, por até 60 dias
Recepção de documentos em meio digital, atendimento remoto e novos serviços no APP 6
*Todas as alternativas acima estão sujeitas à avaliação do cliente na Caixa
Encontre seu imóvel ideal
Perguntas e respostas
Documentos do comprador:
- RG (pode ser substituído pela Carteira de Habilitação) e CPF;
- comprovante de renda: CTPS e contracheque. No caso dos autônomos, o extrato bancário pode ser utilizado para a comprovação;
- comprovação de estado civil: Certidão de nascimento ou casamento. Em caso de divórcio ou separação, deve existir anotação averbada na certidão de casamento. Já a união estável pode ser comprovada com uma escritura declaratória ou certidão de filho havido em comum, se houver;
- comprovante de residência;
- declaração de Imposto de Renda (os casados ou em união estável devem apresentar também a declaração do cônjuge/companheiro).
- Cópia da carteira de trabalho;
- Contracheque.
Alguns documentos adicionais são exigidos quando há o interesse em utilizar o saldo do FGTS no financiamento, como:
- extrato das contas vinculadas, emitido pela Caixa ou obtido pela internet;
O novo simulador habitacional da Caixa disponibiliza detalhes do financiamento para o comprador antes mesmo que você feche o negócio. É uma ferramenta útil para que você faça seu planejamento financeiro antes de se comprometer com o financiamento.
Uma das vantagens para quem se enquadra na faixa 1,5 é não precisar fazer cadastro na sua prefeitura — você pode ir diretamente em uma construtora para escolher o imóvel e se dirigir à Caixa depois para ter sua documentação verificada.
Ainda de acordo com o Gorveno Federal, a taxa de juros para o financiamento imobiliário varia conforme as faixas de renda, a região do imóvel e pode ser mais favoravel caso a família postulante seja cotista do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Para o financiamento de imóveis nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os valores praticados são:
Caso os imóveis estejam localizados nas regiões Norte ou Nordeste do país, os juros são mais favoráveis:
Grupo 1
Renda de até R$ 2.400,00
5%
não cotista do FGTS
4,5%
cotista do FGTS
Grupo 2
Renda entre R$ 2.400,01 e R$ 4.400
5,5%
não cotista do FGTS
4,75%
cotista do FGTS
Grupo 2
Renda entre R$ 4.400,01 e R$ 8 mil
7,66%
não cotista do FGTS
7,16%
cotista do FGTS
Grupo 1
Renda de até R$ 2.400,00
5%
não cotista do FGTS
4,5%
cotista do FGTS
Grupo 2
Renda entre R$ 2.400,01 e R$ 4.400
5,5%
não cotista do FGTS
4,75%
cotista do FGTS
Grupo 2
Renda entre R$ 4.400,01 e R$ 8 mil
7,66%
não cotista do FGTS
7,16%
cotista do FGTS
Uma tarifa paga pelo comprador durante o período de construção do empreendimento. No entanto, após o fim do prazo no contrato para a entrega das chaves, encerra-se esse pagamento.
É um tributo cobrado pela prefeitura do município onde seu imóvel está, variado de região para região.
Quando o comprador pede por um financiamento em alguma instituição financeira, ele pagará de volta o crédito emprestado para a instituição, ao longo de diversos anos, com acréscimo de juros e outros encargos. A amortização da parcela é a diminuição desse saldo devedor (sem acréscimo de tributos ou juros). Ou seja, com o pagamento de cada parcela, o valor devido é reduzido.